Padrões para escala inspirados em Paranoid

Ricardo LaudaresPrática Musical, Técnica

Uma prática comum do treinamento de escalas é o uso de padrões (pequena ideia ritmo-melódica que pode ser repetida por toda escala). É comum que o estudante treine sempre os mesmos padrões. Mas uma ideia melhor seria que ele inventasse seus próprios padrões, e uma boa fonte de inspiração são as músicas reais. Nesse post apresentarei 5 ideias de padrões inspiradas no riff inicial da música Paranoid do Black Sabbath:

Paranoid (Black Sabbath). Riff inicial.

Todas as ideias serão aplicadas na escala de Lá Menor Pentatônica*:

Escala Pentatônica Am/C

Ideia 1 – Peguei a ideia rítmica do riff: toquei a primeira nota de cada corda três vezes lentamente [e com palhetada só pra baixo],  e em seguida as duas notas dessa mesma corda e as duas da corda de baixo, de maneira mais rápida [palhetada alternada]:

Ideia 2 – Fiz a mesma coisa, mas passando da primeira nota de cada corda, pra segunda nota, e ajustando o restante. Dessa forma, o padrão que usava só duas cordas passou a alternar entre usar 2 e 3 cordas. Isso dificulta a palhetada e a mão esquerda também:

Ideia 3 – Copiei a troca de cordas do riff: toquei as 3 primeiras notas na corda de cima, e as 4 notas rápidas nas duas cordas debaixo. Como tenho duas notas em cada corda de cima, primeiro eu toquei uma, e depois a outra:

Ideia 4 – O riff original usa hammer-on para articular as notas rápidas. Peguei a ideia 1 e substitui a palhetada alternada por hammer-on(s):

Ideia 5 – Peguei a ideia 3 e substitui a palhetada alternada das notas rápidas por hammer-on(s). 

Ps: Não se esqueça de voltar. Ao chegar no final de cada padrão, é interessante invertê-lo. Segue um exemplo da Ideia 1, invertida, ou seja, do agudo pro grave – da corda mais de baixo seguindo pras de cima:

*O mais correto seria dizer que essa escala é ao mesmo tempo Lá Menor e Dó Maior Pentatônica. Mais sobre isso nesse texto: https://ricardolaudares.com.br/duas-formas-de-pensar-as-escalas-maiores-menores/