Mira e mecanismos de segurança

Ricardo LaudaresPrática Musical, Técnica

Para tocar apenas as notas corretas e também para ter um som mais limpo, existem dois caminhos a se seguir.

O primeiro é acertar a mira. Se é pra tocar a partir da corda 5, aprenda a mirar e não esbarrar na corda 6. Se é pra tocar apenas numa corda, treine sua mira e não esbarre nas outras.

O segundo caminho é buscar medidas de segurança para caso a mira falhe. Retomando os exemplos acima: Se o som da corda 6 não deve sair, é possível usar algum dedo da mão esquerda para abafar essa corda, de modo que mesmo se a mão direita tocar na corda sem querer o som não vai sair.

Se é para tocar apenas uma corda, é possível abafar as outras com a palma da mão direita da palhetada (o que é chamado de palm muting) ou com a própria mão esquerda.

Os dois caminhos são importantes. Nem sempre vai dar pra abafar as notas indesejadas, por isso é importante ter mira. Além do que, ter mira significa ter eficiência, então, tem coisas que sem mira nem dá pra tocar.

Mas não dá pra confiar na mira o tempo todo, algum esbarrão vai acontecer, nem que seja discreto e pouco frequente. Por isso, ter uma boa técnica exige um controle das cordas indesejadas com esses mecanismos de segurança. 

De maneira geral ter uma boa mira é mais fácil do que abafar as cordas indesejadas, por isso talvez valha a pena começar por esse primeiro caminho. Mas recomendo que aos poucos você pegue alguns macetes para se prevenir de quando a mira falhar.