Meu método seria baseado em dois textos que já postei aqui. O de ontem, sobre Vocabulário e Linguagem em Uso, e o outro sobre o princípio de Pareto (80/20). Basicamente eu faria o seguinte: Pegaria a lista das 100 palavras mais usadas no Inglês, e ensinaria todas elas. Mas não isoladamente, como no exemplo abaixo: the = o, a, os, …
Vocabulário e Linguagem em Uso
Falam que Música e Matemática tem muita relação. Mas por outro lado, Música e a Linguagem também tem muito a ver. Inclusive, muitas metáforas linguísticas são utilizadas para descrever fenômenos musicais, como por exemplo: um trecho musical é chamado de “frase” musical; um bom solo “conta uma história”; uma música pode ter um “idioma” tonal ou modal Seguindo essa tradição, …
Sobre o processo de aprender a cantar afinado
Algumas pessoas sabem cantar afinadas naturalmente. Aprenderam sozinhas. Outras não, outras precisam de orientação. Uma prática que eu uso para testar essa questão da afinação é a seguinte: eu toco/canto uma nota e peço para o aluno repetir. Os que repetem imediatamente com alguma precisão correspondem ao primeiro grupo. Aqueles que ao tentarem imitar, cantam uma nota bem diferente da …
Exagerar para sentir a acentuação
Na Língua Portuguesa, um macete que usamos para descobrir em qual sílaba devemos colocar um acento (agudo ou circunflexo) é identificar qual a sílaba mais forte, ou em outras palavras, qual é a sílaba tônica. Fazemos isso falando em voz alta e exagerando o acento. Por exemplo:Se queremos saber onde é o acento da palavra “adorável”, falamos com ênfase na …
Escrever o número de repetições ou copiar de novo
Geralmente as músicas tem partes que se repetem. Na hora de escrever músicas pros alunos, sejam os acordes ou tablaturas, eu costumo escrever as partes e marcar que elas se repetem. Isso é o contrário do que recomenda Adam Neeley (em um vídeo que não consegui encontrar, mas aqui está o canal dele no YouTube). Ele diz que quando escreve …
Música de Trabalho
Idealmente, faríamos sempre uma coisa de cada vez. Leríamos um livro de cada vez, assistiríamos uma série de cada vez, e também estudaríamos uma música de cada vez. Mas a verdade é que quase sempre não fazemos assim. Gostamos de variar, de ter novidade. Por isso, às vezes eu sugiro que os alunos escolham uma “música de trabalho”. Quando um …
Um truque para quem acha chato estudar
Outro dia apareceu uma propaganda pra mim no Instagram que dizia: “Estudar não é gostoso, gostoso é comer torta de limão”. Essa propaganda não parava de aparecer pra mim, até que depois de muita insistência eu cliquei e ouvi o seu conteúdo. Baseado no meu conhecimento de marketing, uma coisa é certa: Se essa propaganda ficou rodando muito tempo, é …
Tirar acordes ouvindo o baixo (ou não)
Minha primeira lição de tirar acordes de ouvido foi dada por um tio meu, quando eu ainda tinha pouco tempo de prática no violão e na guitarra. Ele me mostrou que se eu conseguisse ouvir e identificar a nota mais grave tocada pelo baixo possivelmente essa mesma nota corresponderia à fundamental do acorde. Depois, basicamente era só testar se o …
“Errando” com e sem musicalidade
Eu já escrevi sobre minha constatação que o que faz mais diferença na capacidade e velocidade de aprendizado é quão eficientemente o aluno treina (e não o seu talento, idade, QI, etc). Em outras palavras, o que faz diferença é se ele entende o que o professor propôs para ele treinar e como deve fazê-lo. No entanto, não é necessário …
Consistência e Fluência
Aprender algo com consistência é aprender de maneira bem feita, com solidez. É quando eu ensino uma levada do violão e percebo que o aluno assimilou quase que perfeitamente. Usando a mesma palavra ao contrário: é quando o aprendizado acontece sem inconsistências. Para retomar o mesmo exemplo: uma inconsistência rítmica seria quando acontecem alguns atrasos ou adiantamentos significativos em uma …