Na improvisação existe um “ditado” que fala o seguinte:
Se você tocar uma nota errada, basta arrastar o dedo uma casa pra frente ou pra trás e você terá uma nota certa.
Isso é baseado na Escala Maior (a mais usada na improvisação), onde a maior distância entre duas notas é de 2 casas. Portanto se você toca em uma casa fora da escala, basta ir pra um lado ou para o outro para tocar uma nota certa.
O interessante é que depois de algum tempo de prática da Escala Maior, os dedos começam a encontrar as casas intuitivamente, sem pensar no desenho da escala. Pelo som, toca-se uma nota e começamos a acertar se temos que andar 1 casa ou duas casas, quase que sem pensar.
Eu faço isso muito no Ukulele. Eu não conheço o braço do Ukulele como eu conheço o do Violão e da Guitarra. Então um truque que eu uso para encontrar o tom de uma música no Ukulele é o seguinte, eu começo a encontrar as notas da escala maior pela intuição, como descrevi acima.
Depois de fazer isso eu percebo pelo som qual é a tônica, e pronto, descobri qual o tom da música.
Minha dica de hoje é: depois de praticar os desenhos da Escala Maior com alguma consistência, coloque pra tocar uma playlist com músicas que você não sabe os acordes e comece a procurar as casas que soam bem até encontrar um desenho da Escala Diatônica que você conheça. E e por fim ache a sua referência daquele desenho para descobrir o tom Maior e/ou Menor Relativo.