Para aprender algo que é tecnicamente complicado eu recomendo sempre praticar lentamente e repetir várias vezes. Pra fazer isso é interessante usar um metrônomo, e às vezes, melhor ainda é pegar o trecho e ficar repetindo em loop. Isso é recomendável especialmente quando o trecho tem muitas nuances rítmicas. Nesses casos tocar junto com a música é o melhor jeito de sincronizar e assimilar todas essas nuances, de maneira quase que intuitiva.
Até hoje eu sempre criei loops em softwares ou aplicativos. Já usei dois, Amazing Slow Downer (software e app) e Transcribe (Software).
Mas existem maneiras gratuitas de criar esses loops, pelo menos no computador (não consegui no celular). Basta pegar um site que cria loops em vídeos do Youtube, como por exemplo:
http://www.infinitelooper.com/
O legal de fazer no computador é que é possível selecionar um trecho para fazer o loop, e ainda mudar a velocidade de reprodução nas configurações do player do Youtube. Normalmente eu coloco a 0.75x, mas se for muito rápido eu coloco até a 0.5x da velocidade.
É interessante pegar trechos de diferentes tamanhos para criar loops no computador. Se tem um trecho muito difícil é possível pegar poucos segundos e ficar repetindo só esse trecho. Mas depois é interessante tocar trechos maiores.
Num solo de guitarra que tem 1 minuto por exemplo. A ideia é ir aumentando o loop até que ele compreenda o solo todo. Aí a ideia é deixar rolando o loop e tocar o solo do começo ao fim por 20x seguidas. Só assim se pega a fluência e as nuances do solo.