Bate-bola / Não deixe a peteca cair

Ricardo LaudaresPrática Musical, Violão para iniciantes

Uma prática que uso muito quando o aluno precisa aprender algo que se repete ciclicamente é essa do título do texto:

O bate-bola / Não deixe a peteca cair.

Bate-bola quer dizer: Eu toco uma vez, depois “passo a bola” pro aluno, alternadamente. Eu toco uma vez, o aluno toca outra… Volta de novo pra mim, depois de novo pra ele, e assim por diante…

Não deixe a peteca cair quer dizer: Não pare de tocar, mesmo se errar. O objetivo não é acertar 100%, e sim, conseguir conseguir tocar alternadamente o máximo de tempo possível. Um erro que corta esse fluxo e interrompe a música seria o que chamo de deixar a peteca cair.

Essa prática ensina muitas coisas. Começando pela última, ensina a buscar a fluência ao invés da perfeição.

Ensina a ouvir, porque enquanto o aluno não toca ele tem que prestar atenção para saber quando é a vez dele entrar.

E como ele ouve mais atentamente no momento que não está tocando, ele pode prestar atenção e calibrar o ritmo e outras nuances daquilo que está tocando para dentro de alguns segundos fazer de novo, do melhor jeito possível. 

Ensina que quando estamos assimilando alguma coisa é muito difícil tocar sem parar. Mas se temos tempo para respirar e concentrar, temos mais chance de acertar.

Ensina que não tem problema errar, que vamos ter uma nova chance em alguns segundos… 

Eu uso esse jeito de praticar em várias situações. Uso em aulas individuais onde eu toco alternadamente com o aluno como descrevi acima, e uso mais ainda nas minhas aulas em grupo. Quanto mais pessoas tocando junto ao mesmo tempo, mais difícil é ficar sincronizado. Como se tratam de aprendizes, é normal que os pequenos erros rítmicos virem uma bola de neve quando todos tocam juntos: um atrasa um pouquinho aqui, o outro ali, e de repente tudo sai fora do lugar. Por isso, dividir o grupo e um aluno passar a bola pro outro é uma ferramenta que permite que todos toquem a música mais rápido, e exercitem o que expliquei: de se escutarem, terem tempo para pensar no que vão tocar, etc…

Essa prática funciona até para quem está praticando sozinho. É possível pegar o áudio de uma música e dividir: no momento A eu toco, no B escuto o áudio tocar, no C eu toco, no D escuto o áudio tocar…

Vou dar alguns exemplos de como fazer isso no post de amanhã…