Vocalizes são exercícios utilizados para desenvolver a técnica vocal. Normalmente eles são exercícios sem um contexto musical, mas é possível pegar trechos de músicas e transformá-las em vocalizes.
Fiz isso recentemente na canção Meu Abrigo, da banda Melim.
Eu peguei o “Uhhh- u-u-uh“, da introdução.
Como a música sobe de tom duas vezes, é possível fazer esse vocalize em 3 tons diferentes, só cantando junto com a música:
1ª vez: [Início do vocalize no Youtube] [Clique para tocar o trecho em loop*]
2ª vez: [Início do vocalize no Youtube] [Clique para tocar o trecho em loop*]
3ª vez [Início do vocalize no Youtube] [Clique para tocar o trecho em loop*]
Mais interessante ainda seria, caso você toque um instrumento harmônico (como piano ou violão), seria pegar os acordes da introdução e subir meio tom aos poucos, para fazer o vocalize cada vez mais agudo.
(Os acordes são: G D Em C, e pode subir de 5 a 7 semitons para treinar – use um capotraste para fazer isso!)
Esse vocalize é especialmente interessante no tom da terceira vez que ele aparece na música.(Tom de C. Acordes: C G Am F)
É interessante porque as notas estão em uma região bem aguda, em que não se costuma cantar frequentemente. Essa região aguda trabalha um músculo específico da laringe, e como não é comum cantar tão agudo, também não é tão comum exercitar esse músculo. Fazendo esse tipo de exercício portanto você trabalha um músculo importante, que vai contribuir com outros músculos mais usados em regiões menos agudas, ou seja, vai contribuir com a técnica vocal de maneira geral.
Dica: Tente cantar o vocalize sem deixar o som com muito ar (muito soproso), e também tente cantar com o volume baixo (com pouca intensidade). Quanto menos volume você colocar na voz, mais trabalho muscular a laringe tem que fazer pra conseguir emitir essas notas muito agudas.
* O link para rodar o trecho em Loop funciona no computador. Eu testei no meu celular e não funcionou.