Na Língua Portuguesa, um macete que usamos para descobrir em qual sílaba devemos colocar um acento (agudo ou circunflexo) é identificar qual a sílaba mais forte, ou em outras palavras, qual é a sílaba tônica.
Fazemos isso falando em voz alta e exagerando o acento. Por exemplo:
Se queremos saber onde é o acento da palavra “adorável”, falamos com ênfase na sílaba tônica: ado-RÁ-vel.
Essa mesma estratégia pode ser usada para sentir a acentuação na Música. Por exemplo, um compasso de quatro tempos tem o primeiro tempo mais forte. Sentimos esse tempo levemente acentuado. Mas para quem está aprendendo é bom exagerar:
UM-dois-três-quatro-UM-dois-três-quatro…
Outro exemplo é tocar e cantar. Normalmente a troca de acorde acontece na sílaba tônica (tônica musical, não gramatical).
Ex: Para-béns pra vo-cê… nesta Da-ta que-ri-da
Algumas pessoas sentem esse acento e conseguem traduzir esse feeling pro fazer musical mais facilmente. Para as pessoas que não tem essa facilidade inicial, a dica é prestar atenção na acentuação, e cantar com esses acentos de forma bem enfática (cantando os acentos com volume alto!), até pegar o jeito.