Estrutura e enfeites de um acorde

Ricardo LaudaresPrática Musical, Teoria Musical

A Escala Diatônica possui 7 notas. Porque então, alguns acordes tem o número 9, 11 ou 13 na sua cifra? É o que vou explicar brevemente nesse texto. Observe um conjunto dessas 7 notas em sequência duas vezes seguidas (como se estivesse indo do grave pro agudo):

Formação de um acorde em terças (de três em três notas)

Para essa explicação, vou imaginar a formação de um acorde cuja fundamental é a nota Dó (ou seja, que começa da nota Dó). 

Os acordes costumam ser formados de 3 em 3 notas, como na imagem acima.

Se pegarmos as 3 primeiras notas (Dó, Mi, Sol)  temos um acorde de Dó Maior* (C)

Se pegarmos as 4 primeiras notas (Dó, Mi, Sol, Si) temos um acorde de Dó com Sétima Maior* (C7M)

Essas 4 primeiras notas são a estrutura do acorde, qualquer alteração nestas modificaria radicalmente a função do acorde no seu contexto. Se o acorde vira Menor, ou se a Sétima Maior vira Sétima Menor, isso nos dá informações importantes sobre o contexto harmônico de uma música. 

Já as notas em azul, são menos importantes do ponto de vista estrutural. Elas são responsáveis por dar um colorido diferente no acorde. Sim, o som muda, e muda significativamente.

Mas adicionar uma nona (9), ou uma décima terceira (13) no acorde não nos dá uma informação estrutural. É apenas um enfeite. Se você fosse um acorde, seria o equivalente a vestir um terno ou um vestido de festa. Estruturalmente você continua a mesma pessoa, só que mais elegante. 

*Não está no escopo desse texto explicar porque essas notas formam um acorde Maior, e/ou com Sétima Maior. Por hora, tente entender que um acorde Maior é formado pelas 3 primeiras notas, e o acorde com Sétima tem uma quarta nota depois dessas três.