Diatônicos

Ricardo LaudaresTeoria Musical

A Escala Maior e a Escala Menor Natural (que são a mesma) são consideradas Escalas Diatônicas. Eu aprendi esse nome faz muito tempo, e na época não me perguntei sobre sua origem.

Mais recentemente, eu pensei que o prefixo “Di” de Diatônicos fosse relacionado ao número 2. Pensei que o nome já indicava que são ao mesmo tempo duas escalas.

Eu estava enganado. O prefixo correto é “dia”, que no grego quer dizer “movimento através”. Escala Diatônica quer dizer aquela “que passa pelos tons” (passa por tons e por dois semitons também). Em outras palavras: é a escala completa, que passa por todas as notas. Dó Ré Mi Fá Sol Lá Si, por exemplo.

As outras escalas são subconjuntos dessa, como a Pentatônica;
ou são alterações dessa, como a Menor Harmônica, ou Menor Melódica.

Mas e aí, o que dá pra tirar disso?

A primeira coisa é entender que Diatônico é sinônimo da escala T T ST T T T ST*. Quando você ouve que um acorde é diatônico, quer dizer que é um acorde criado apenas com notas dessa escala.

A segunda coisa é entender que essa Escala pode ser tanto Maior quanto Menor. É o que eu já expliquei sobre a diferença entre Escala e Modo.

E a última é entender que essa Escala é de certa forma a origem de tudo. Portanto, as músicas de 500 anos pra cá são formadas com essa escala. Mais ou menos 80% de tudo foi criado com essa escala. E possívelmente os próximos 15% são subconjuntos ou alterações da mesma.

Portanto, ao invés de saber 5 escalas exóticas mais ou menos, vale a pena conhecer e tocar essa escala muito bem.

* Tom Tom Semitom Tom Tom Tom Semitom.