Equação da Habilidade

Ricardo LaudaresAprender um Instrumento Musical

Continuando a discussão do texto de ontem, agora temos uma definição clara e antagônica dos conceitos de habilidade e talento. Habilidade é tudo aquilo que é reproduzível, que é possível aprender e/ou ensinar. Talento é o que é único de cada pessoa.

Outro ponto interessante é perceber que o talento é um facilitador na aquisição de uma habilidade. Me vem à mente alguns exemplos. Eu acredito que um dos meus possíveis talentos é a paciência. Eu tenho um jeito único de ser paciente. Outros exemplos: Eu conheço pessoas que tem um olhar único do ponto de vista estético. Eu conheço outras pessoas que tem uma determinação única para buscar um objetivo. O meu jeito único de ser paciente pode me facilitar a adquirir habilidades na Música, onde é preciso ter paciência para praticar, repetir, errar, etc. Um olhar com senso de estética apurado pode ajudar muito a uma pessoa ser um bom fotógrafo, designer, dentre outros. A determinação pode tornar possível alguém alcançar objetivos que a maioria das pessoas desistiria. E assim por diante.

Vale ressaltar que a facilidade que alguns talentos podem fornecer é apenas um dos fatores que influenciam na aquisição de uma habilidade. O outro é o empenho. Pra deixar bem matemático, podemos colocar assim:

Adquirir uma habilidade = facilidade X empenho.

Talvez essa seja a melhor forma de convencer alguém de que talento não é pré-requisito para aprender uma habilidade. Porque, embora possa ajudar, ele sozinho não adianta. Se o empenho for 0, qualquer coisa multiplicada por 0 é igual a 0. E nos casos onde há pouca facilidade disponível, é possível compensar com mais empenho. Esse último todos podem ter, basta querer. 

Eu definitivamente não gosto do termo talento ou dom. Eu acredito que o fenômeno existe, mas acho que ficar pensando se nós temos ou não temos talento só atrapalha. Por isso, talvez seja melhor trocar as palavras talento/dom por facilidade.

Fica muito mais claro e ajuda a criar melhores expectativas nas pessoas. Se alguém perguntar:

“É preciso ter talento para aprender um instrumento musical?”
troque por:
“É preciso ter facilidade para aprender um instrumento musical?”

A própria pergunta fornece parte da resposta: Não é necessário, é apenas mais fácil. E às vezes é até melhor se não for tão fácil. É sobre esse caso que vou falar no texto de amanhã….