O conceito de tonalidade tem muitas nuances, que não consigo explicar em um texto pequeno como esse. Mas falando a grosso modo, saber o tom da Música equivale a saber qual a principal Escala diatônica* utilizada na melodia e nos acordes dessa música.
Se você não conhece bem a Escala Diatônica, nem Campo Harmônico, aqui vão algumas dicas para descobrir o tom da Música:
1)Ver na cifra qual o tom indicado. Nem sempre está certo no site, mas muitas vezes está. Tenha atenção especial quando a música utiliza capotraste, os sites costumam fazer confusão por causa disso.
2) Na maioria das vezes, as músicas começam no acorde que é o tom**. Mas quando esse não é o caso, desconfie que o último acorde do ciclo seja o tom.Ex: Sweet Home Alabama – |D |C |G | G|A Escala que dá origem a esses acordes é a de G (Sol Maior).
*A Escala Diatônica é ao mesmo tempo Maior de uma nota e menor de outra. Ex: Dó Maior/Lá Menor. Leia mais: Duas formas de pensar escalas Maiores e Menores.
**Quando eu falo tom eu me refiro à Escala Maior de acorde Maior, ou à Escala Menor de um acorde Menor. Às vezes o primeiro acorde é a tônica da Música, mas a Escala é de outra nota. Por exemplo, a canção “Do Seu Lado” do Jota Quest tem o acorde de D como acorde principal, mas a Escala que gera os acordes e melodia da Música é a de Sol Maior (Inclusive, no Cifra Club o tom está configurado como G por causa disso).