Como estudar escalas no CAGED

Ricardo LaudaresImprovisação, Prática Musical

Minhas férias estão chegando. Esses dias indiquei a alguns alunos de nível intermediário pra avançado, que uma boa coisa para estudar nesse mês que estarei fora são os desenhos de escala baseados no CAGED.

Não vou ensinar aqui quais são eles. Mas creio que não seja difícil encontrá-los numa busca simples na Internet. 

Mas nesse post falarei sobre como estudá-los:

1) São 5 desenhos da Escala Maior e 5 desenhos da Pentatônica. A primeira regra é que se estuda um de cada vez. Cada Desenho da escala Diatônica tem um equivalente da Pentatônica. Esses sim podem ser estudados em conjunto, até para distinguir bem um do outro.

2) Supondo que se estude um desenho da Escala Maior e da Pentatônica todos os dias, por pelo menos  meia hora, eu acho razoável treinar cada par de desenhos por uma semana (pelo menos).

3) Quando você aprender um desenho novo, não se esqueça de relembrar o desenho anterior em alguma parte do seu treino, de modo que ao final de todas essas semanas você tenha aprendido todos os desenhos, sem se esquecer de nenhum.

4) É interessante aprender os desenhos vizinhos. Pegar um primeiro, depois o do lado, depois o do lado dele, ou do lado do primeiro, etc… Assim à medida que você vai aprendendo novos desenhos é possível passear entre eles num solo improvisado, por exemplo. 

5)Depois que o desenho estiver bem assimilado é interessante trocar o tom da Escala. Mas inicialmente comece num único tom, não fique trocando de tom antes de ter alguma consistência.

6)Um bom jeito de praticar é colocando um backing track e improvisando solos.

7)É interessante treinar os desenhos com várias camadas rítmicas. 1 nota por pulso, 2 notas, 3 notas, 4 notas, etc…