Céu de Santo Amaro[Música da Semana]

Ricardo LaudaresMúsica da Semana

A música que venho recomendar pra você nesta semana é Céu de Santo Amaro.

Essa é uma das músicas que mais toquei nesse ano. Eu já tinha ouvido a música antes, mas a pedido de um aluno que queria aprendê-la, ouvi com atenção e achei tão bonita que resolvi dedicar ao seu estudo…

Pra tocar como na versão original, é uma música difícil, cheia de acordes invertidos (excelente para treinar esse tipo de acorde no violão!).

Também acho uma ótima música para treinar o canto. A melodia exige cuidado com a afinação, e fazer as notas agudas com a técnica “suave” do Flávio Venturini não é fácil….

Outra curiosidade é que na verdade essa música não foi composta por Flavio Venturini, mas por um compositor bem mais antigo, um dos mais famosos compositores da música clássica:

Yohann Sebastian Bach. 

A música é o Arioso da Cantata 156.

Uma música instrumental, a qual Flavio Venturini deu letra na sua versão chamada Céu de Santo Amaro.

Eu descobri por acaso que a música era na verdade da autoria de Bach, quando a toquei para o meu pai, que conhecedor do repertório clássico me disse quem era o compositor original. Aí foi só googlar pra saber qual o nome exato da música….

Para ouvir a gravação de Flavio Venturini junto com Caetano Veloso no Spotify clique aqui. Para ouvir no Youtube clique aqui ou veja no vídeo abaixo:


A música original de Bach tem várias gravações, em vários instrumentos. Eu escolhi essa no violoncelo, que é um instrumento muito bonito para fazer melodias na minha opinião, um instrumento que “canta” de forma instrumental.

Para ouvir no Spotify clique aqui, para ouvir no Youtube clique aqui, ou veja no vídeo abaixo:

Também tenho postado essas recomendações no meu Instagram. Se quiser acompanhar por lá: