Como cantar afinado (7 processos do iniciante ao avançado)

Ricardo LaudaresAfinação, Prática Musical, Técnica, Técnica Vocal

Esse post acompanha uma videoaula completa (40 min) sobre como desenvolver sua afinação vocal. Meu objetivo é mostrar como uma pessoa pode subir de nível em relação à sua afinação vocal, independente do ponto de partida.

Eu apresento 7 processos – que defino como exercícios ou práticas – que podem ser feitas em diversas músicas até que o estudante melhore sua habilidade. Esses processos estão organizados do iniciante ao avançado.

Na maior parte, são ideais originais minhas, fruto da minha experiência em aulas, e também do meu próprio desenvolvimento no canto.

Assista a videoaula completa:

Assista a videoaula completa:
Como melhorar sua afinação (7 passos do iniciante ao avançado)

Abaixo, você encontra os principais pontos do vídeo, seguidos de links e instruções que podem ser úteis para colocar em prática os processos de estudo e exercícios propostos.

Do lado de cada título está o tempo da videoaula onde falo sobre aquele tópico.

Como enxergar a afinação (02:42)

Um dos pontos centrais desta aula é utilizar uma forma visual de conferir se a pessoa está cantando afinada ou não. Para isso, eu sugeri utilizar um aplicativo de afinação de instrumentos (como de violão). Especificamente eu sugeri um que se chama:

N-Track Tuner
(Download para Android)
(Download para Apple)

Ps: No vídeo eu utilizei as notas em Latim (Dó, Ré, Mi Fá…) ao invés das letras (C, D, E, F…) que é a forma utilizada para representar as notas em idiomas como o Inglês por exemplo.

Para fazer isso eu fui em Configurações -> Designação das Notas -> Latim (Originalmente estava “Inglês).

Duas categorias de problemas de afinação (04:03)

São elas:

  • Não conseguir reconhecer e/ou reproduzir as notas que escuta de um instrumento ou cantor
  • Falta de precisão para cantar a nota corretamente (podendo até escorregar para uma nota vizinha)

O primeiro problema é o grande desafio do completo iniciante. O segundo é um problema de todos, e não há outra coisa a fazer, a não ser treinar e ficar atento na hora de cantar para evitá-lo.

Spoiler: Os 3 primeiros processos são mais voltados para trabalhar o primeiro problema. O 4, 5 e 7 são para trabalhar o segundo.

1º Processo: Cantar 2 notas específicas afinadas (06:32)

Na verdade, qualquer tipo de exercício em que você ouve uma nota e tem que cantar essa nota que ouviu é recomendável, e faz parte deste processo. Por exemplo, eu citei um app que tem exatamente esse exercício:

App Voice Training
(Download para Android)
(Download para Apple)

Mas eu recomendo que antes de fazer o exercício deste aplicativo ou de outros, você comece pelas duas notas mais fáceis de cantar, como eu recomendo que faça no vídeo no tempo (07:40).

As notas mais fáceis de cantar, que me refiro no vídeo, são terças menores, notas que tem a distância de 3 casas numa mesma corda do violão, por exemplo.

E depois de fazer esse exercício específico, o próximo passo são os vocalizes. Busque no Youtube por “vocalizes para iniciantes”; “vocalizes para afinação iniciante”; qualquer coisa do tipo e treine os exercícios sugeridos.

Sempre que possível confira no app afinador (como o N-Track Tuner), se você está fazendo corretamente, ou peça a ajuda de alguém com um ouvido mais desenvolvido (como um professor de Música).

2º processo: Aprender as primeiras notas de uma música que você quer cantar (09:53)

Assim como no exercício explicado no processo anterior, agora você deve encontrar algumas notas específicas e conferir no seu app afinador se consegue cantar exatamente estas notas.

Você deve encontrar as primeiras notas de uma música que você quer cantar. Normalmente as 2 ou 3 primeiras notas são suficientes.

A grande pergunta talvez seja: Como encontrar essas notas? Seguem algumas ideias:

Como encontrar as notas da música que você quer cantar:

  • Um professor pode encontrar para você.
  • Você pode procurar por versões instrumentais da música, de preferência que façam apenas a melodia, e não melodia + acordes. Veja 10:35 no vídeo como eu busquei no Youtube.
  • Se você toca piano, procure tutoriais fáceis (easy) da música. Existe um software que cria versões visuais do teclado, onde as notas vão descendo na tela. Ele se chama Synthesia, talvez seja interessante utilizar esse termo na busca do Youtube.
  • Outra ideia é buscar por arquivos Guitar Pro (.gtp). Esses arquivos podem ter, além do instrumento de cordas, outros instrumentos como bateria, teclado; e, o que importa para nós aqui: a melodia da voz. Um site que eu busco por esse tipo de arquivo é o https://ultimate-guitar.com/ mas também é possível encontrar no https://cifraclub.com.br
  • Por último, é possível encontrar versões da voz isoladas, e abrir esse arquivo de áudio em um software que corrige afinação (mais sobre isso no final do post).

3º processo: Encontrar a 1ª nota no 1º acorde (13:25)

Na vida real, na maioria das vezes, o cantor não sabe quais notas deve começar cantando. Ele o faz de maneira intuitiva. Escuta o acorde da base e canta por cima.

Muitas vezes, a nota da melodia se encontra dentro daquele acorde. Treinar essa intuição é uma ótima prática para quem está aprendendo a cantar mais afinado. Nessa parte da videoaula, eu faço exatamente este exercício, com 4 músicas diferentes.

4º processo: Centralizar as notas longas no app afinador (19:40)

A ideia deste processo é cantar e conferir se aquelas notas mais longas (as que duram mais tempo) estão afinadas.

Neste momento não precisa preocupar muito com qual nota aparece no afinador, mas sim se ele está razoavelmente no centro.

Na imagem abaixo, a nota fá# está afinada porque está bem no centro – com apenas um pontinho pra esquerda, mas a nota Mi está desafinada, porque está bem para a direita, com vários pontinhos verdes.

Outra forma de praticar notas longas é cantar em câmera lenta, assim, dá tempo de verificar se cada nota cantada está centralizada.

5º processo: Saber todas as notas e centralizar a afinação (23:58)

No processo 3, eu sugeri que o cantor tomasse consciência das primeiras notas da melodia, e as outras fossem cantadas de maneira intuitiva. Agora minha sugestão é que o cantor saiba todas as notas.

É claro que isso dá muito trabalho, por isso eu sugiro que seja feito em situações específicas, como por exemplo:

  • Uma parte da música que seja mais difícil.
  • Pra quem está estudando Música mais profundamente, e quer saber todas as notas que canta (e/ou toca)
  • Quer treinar uma parte da música com mais minúcia, para que essa sensibilidade da afinação de uma música seja aprendida e aproveitada em outras que serão cantadas de forma mais intuitiva.
  • Uma música que apresenta mais problemas de afinação para o cantor, independente do motivo.

Neste processo a ideia é conferir no app afinador se você está passando pelas notas certas (quando elas forem rápidas), e se elas estão centralizadas quando elas forem longas (exatamente como no processo anterior).

6º processo: Treinar com retorno – fone ou caixa de som (27:53)

Este processo pode ser utilizado por iniciantes ou avançados. Ele não depende tanto de nível de habilidade, mas sim de possuir determinados equipamentos eletrônicos.

Para treinar com um fone ou caixa de som, é preciso justamente de um microfone e a caixa de som, ou algum monitor que saia o som da voz num fone de ouvido.

No começo é estranho ouvir a própria voz gravada, mas fato é que a combinação de usar um app afinador e, simultaneamente, ouvir a sua voz num retorno melhora muito a capacidade de perceber se você está cantando afinado ou não.

7º processo: Analisar sua voz com um software de correção de afinação (30:38)

Este é o processo mais trabalhoso, porém o mais preciso e que te dá informações muito valiosas sobre o quão afinado você está cantando. Segue o passo a passo:

1. Gravar sua voz (sem base)

Num software como o Audacity (download aqui), grave sua voz cantando uma música.

Ps: Use um fone de ouvido para ouvir o Karaoke ou a base da música, e grave apenas o som da sua voz, sem nenhum outro instrumento.

2. Salve o arquivo de áudio da voz em WAV 16bits

No Audacity, vá em:

Arquivo -> Exportar o áudio -> (formato WAV 16bit)

Analise sua voz num software de correção de afinação

Eu utilizo o Melodyne.

Eu baixei a versão gratuita de teste neste site: https://melodyne.softonic.com.br/ e o site oficial é este: https://www.celemony.com/

Por fim, basta abrir o arquivo de audio que você gravou seguindo os passos:

File -> Open

Depois, basta analisar as notas utilizando o teclado musical na coluna à esquerda da tela. Veja o vídeo para entender melhor (33:13).

Uma última forma de descobrir a melodia de uma música

Encontre uma versão da música que tem apenas a voz isoladamente. Você pode fazer isso de duas maneiras:

  1. Busque a música no Youtube e coloque o termo “only vocals” ou “isolated vocals“.
  2. Se não encontrar no Youtube a versão apenas com a voz, utilize o app Moises e faça o upload da música normal e isole os vocais no app.

Em ambos os casos você vai precisar fazer o download da música do Youtube, seja da versão já com os vocais isolados, ou da versão normal para enviar ao app moises. Para isso busque no google:

Youtube to MP3.
Eu costumo fazer isso com a aba anônima do meu navegador, porque estes sites são cheios de propaganda e sabe-se lá mais o que…

Por fim, com o arquivo da voz isolada baixado no seu computador, abra este arquivo no Audacity, e salve em WAV 16bit.

Depois abra no Melodyne e pronto, basta conferir as notas com o piano do sotfware.

Sugestões ou agradecimentos?

Se você gostou de alguma destas dicas, aplicou (ou vai aplicar), me mande um e-mail pra saber o que fez mais sentido pra você…

Tem alguma outra ideia que poderia ser adicionada neste tutorial? Adoraria saber também… Meu contato é:

ricardo@ricardolaudares.com.br

Espero que tenha sido útil pra você, um abraço!