Álbum de recortes musical

Ricardo LaudaresPrática Musical, Violão para iniciantes

Um método que designers amadores podem usar para criar alguma arte (um convite, a decoração de uma festa, etc), é buscar inspiração em outros lugares e salvar tudo que gostam em um álbum de recortes. 

Usuários do Pinterest sabem do que o estou falando… Lá eles podem salvar ideias de tudo que é tipo de arte/decoração/etc…

É óbvio que essa ideia do álbum de recortes é predominantemente usada com elementos visuais, mas nada impede que ela seja adaptada para contribuir com nossa prática musical.

São muitas possibilidades, vou sugerir algumas aqui:

  1. Pra quem está começando a aprender um instrumento: Observe vídeos de pessoas tocando e salve trechos ou músicas inteiras que parecem ser interessantes e depois mostre pro seu professor. Isso vai ajudá-lo a entender melhor onde você quer chegar.
  2. Pra quem já é mais avançado: Salve trechos que lhe parecem mais interessantes. Por exemplo: um solo que é bonito, um acompanhamento diferente, uma técnica que parece interessante mas que ainda não se tem domínio… Pra cantores, esse último caso é muito útil… Por exemplo: eu adoro a voz da cantora X naquela parte específica da música Y. Vá colecionando os trechos preferidos, e depois tente aprender a técnica por trás deles…
  3. Pra quem é compositor: uma ideia é salvar todo trecho que te marca em músicas criadas por outras pessoas. Toda pessoa tem um gosto único. Juntar seus elementos preferidos e colocar nas suas próprias músicas é um jeito interessante de criar um estilo próprio.