Como cantar afinado (7 processos do iniciante ao avançado)

Ricardo LaudaresAfinação, Prática Musical, Técnica, Técnica Vocal

Esse post acompanha uma videoaula completa (40 min) sobre como desenvolver sua afinação vocal. Meu objetivo é mostrar como uma pessoa pode subir de nível em relação à sua afinação vocal, independente do ponto de partida.

Eu apresento 7 processos – que defino como exercícios ou práticas – que podem ser feitas em diversas músicas até que o estudante melhore sua habilidade. Esses processos estão organizados do iniciante ao avançado.

Como praticar mais Violão em 2024 (o contrário do que eu recomendei ano passado)

Ricardo LaudaresPrática Musical

No ano passado eu gravei um vídeo com uma ideia que eu tive para motivar e organizar uma prática consistente de violão ao longo do ano. Ao longo do ano de 2023 eu coloquei essa ideia em prática e depois a abandonei…. Ou melhor, a substitui por outra – que na minha opinião funcionou ainda melhor. Eu conto essa história …

Foto da Confraternização de Alunos do ano de 2023

Retrospectiva profissional de 2023 (9 anos do site)

Ricardo LaudaresRetrospectiva

Essa é tradicional retrospectiva profissional que faço todo ano. Essa é número 9 (você pode ler as outras clicando aqui). Sintetizando, foi um ano onde a principal novidade foi a minha primeira Oficina de Violão para adolescentes que aconteceu durante todo ano na Fundação Vicentin. Outro destaque foi a volta (mesmo que tímida) aos palcos. E além das novidades, um …

Como praticar mais violão em 2023

Ricardo LaudaresPrática Musical, Violão para iniciantes

Pra você que quer praticar mais violão, ou outro instrumento, ou na verdade qualquer outra coisa, eu gravei um vídeo com uma recomendação do que fazer. Vou colocar o vídeo logo aqui embaixo, seguido de alguns tópicos pra você ler os principais pontos que eu sugeri. Principais ideias do vídeo: Se você aplicar essa ideia, dessa forma, ou de outra, …

Retrospectiva profissional de 2022 (8 anos deste site)

Ricardo LaudaresRetrospectiva

Continuando a tradição, pelo oitavo ano seguido, compartilho aqui a minha retrospectiva profissional de 2022.  (você pode clicar aqui pra ler as outras se quiser) Foi um ano com muitas aulas, e muito trabalho. Que me esforcei bastante, e às vezes fiquei mais cansado do que eu gostaria, mas que também aprendi bastante. Seguem alguns destaques e reflexões do que …

Se você gosta das minhas aulas, tenho novidades…

Ricardo LaudaresPrática Musical

2 avisos importantes: Primeiro: Minhas aulas gratuitas semanais vão voltar. Serão aulas práticas, e ensinando músicas. Toda semana eu vou ensinar uma música nova. Clique abaixo para ser avisado das aulas gratuitas: Por e-mail Pelo Grupo Fechado de Whatsapp ou Telegram. (se você já está cadastrado no e-mail ou no whatsapp/telegram não precisa recadastrar) Nessas próximas semanas serão músicas pra …

7 anos do site Ricardo Laudares e retrospectiva de 2021

Retrospectiva de 2021 (7 anos do site)

Ricardo LaudaresRetrospectiva, Vídeos de alunos

Essa é a minha retrospectiva profissional do ano de 2021. Seguindo a tradição, este é o sétimo ano seguido que faço essa retrospectiva, sempre no dia 23 de Dezembro – dia em que esse site faz aniversário. Você pode ler as outras retrospectivas clicando aqui. Nesse texto falarei um pouco sobre o que mais marcou meu trabalho nesse ano: coisas que …

5 formas de simplificar uma cifra

Ricardo LaudaresCifras Simplificadas, Prática Musical, Violão para iniciantes

Nem sempre o botão “simplificar cifra” funciona. Eu me lembro de algumas vezes que apertar esse botão deixou a música até mais difícil de tocar… Por isso é importante você mesmo saber simplificar a sua cifra. Na minha última aula do Youtube eu falei sobre 5 formas de simplificar uma cifra. Eu fiz essa aula pra que alguém que sabe …

Como tocar 0h2 no violão?

Ricardo LaudaresAprenda Online, Prática Musical, Técnica, Violão para iniciantes

Se você está aprendendo violão, começando a ler tablaturas, talvez você ainda não saiba o que significa o “h”. Por exemplo “0h2”, “5h7”, “7h9”, etc… Nesse post, que acompanha a minha aula do Youtube da semana, você aprenderá o que significa o h, como tocar quando ele aparece, e também vou mostrar uma música real pra você aplicar o que …

A melhor música pra conseguir tocar e cantar ao mesmo tempo

Ricardo LaudaresAprenda Online, Violão para iniciantes

Tocar violão e cantar ao mesmo tempo é talvez o primeiro grande desafio de quem está aprendendo o instrumento. Nesse post (acompanhado de uma videoaula) eu mostro uma ótima música onde tocar e cantar ao mesmo tempo é muito mais fácil do que normalmente. Assista a aula: Qual o melhor ritmo pra aprender a tocar e cantar ao mesmo tempo? …