Um truque para quem acha chato estudar

Ricardo LaudaresAprender um Instrumento Musical, Prática Musical

Outro dia apareceu uma propaganda pra mim no Instagram que dizia: “Estudar não é gostoso, gostoso é comer torta de limão”.

Essa propaganda não parava de aparecer pra mim, até que depois de muita insistência eu cliquei e ouvi o seu conteúdo. 

Baseado no meu conhecimento de marketing, uma coisa é certa: Se essa propaganda ficou rodando muito tempo, é porque ela teve uma boa interação com as pessoas no Instagram. Portanto, é provável que tenha muitas pessoas que acreditam nisso, que estudar não é gostoso, que estudar é chato.

Talvez seja porque eu sou meio nerd, mas definitivamente eu não acho estudar chato, pelo menos quando é algo voluntário. Estudar Biologia na Escola era chato, porque eu era obrigado. Mas estudar algo que você se interessa não deveria ser chato.

De qualquer forma, pra quem acha estudar chato, eu pensei num truque:

Troque o termo “estudar” por “aprender”. 

Aprender não é chato. Imagine:

Aprender a surfar. Aprender um jogo novo. Aprender a desenhar. 

Eu sei que falei de coisas associadas ao lazer ao contrário de coisas relacionadas à Escola. Mas porque não, aprender sobre como nosso cérebro funciona, ou sobre a História da Humanidade (eu recomendo esse livro), sobre como o mundo dos investimentos funciona, como falar um novo idioma, sobre Filosofia ou Psicologia. 

Se você acha que esses últimos temas parecem ser mais chatos, suspeito que é porque:

1)Você não tem curiosidade nem vê utilidade em aprendê-los

ou

2)Você se lembra de como era chato aprender de maneira acadêmica na Escola e por isso acha que o processo vai ser semelhante.

Eu acredito que o primeiro motivo é um ótimo motivo pra não aprender, mas o segundo é simplesmente uma lavagem cerebral da nossa cultura, que inventou que estudar é uma coisa chata. Chato é ver coisas não nos interessam no Instagram… (e a gente nem percebe)