Retrospectiva profissional de 2018 – 4 anos de site

Ricardo LaudaresRetrospectiva

Já é uma tradição minha, todo dia 23 de Dezembro, escrever um texto sobre como foi meu ano profissional. Esse é o quarto ano que faço isso (veja os anos 1,2,3 aqui). Explico: 23/12/2014 foi quando eu divulguei oficialmente esse site, que é a plataforma em que eu escolhi desde o começo para divulgar o meu trabalho, em especial as minhas aulas. 

Aulas


2018 foi um ano de muito trabalho, acredito que o ano em que trabalhei mais horas/aula de todos. 🙂
Embora a maioria dos meus alunos continue sendo de adultos esse foi o ano em que tive mais alunos crianças e adolescentes… E não tive apenas mais diversidade de idades, mas de interesses, de estilos de aprendizagem, etc… O que foi muito interessante e um desafio. Me fez ter que virar a chave a cada aula e estar sempre buscando empatia com os alunos e seus objetivos.

Confraternização dos alunos

Assim como é tradição escrever esse texto retrospectivo, todo fim de ano é tradição realizar a confraternização dos alunos, onde eles comparecem com amigos e familiares, encontram/conhecem alguns colegas e tocam em público… Alguns pela primeira vez. Outros já tocaram na confraternização por vários anos seguidos, fora outras oportunidades de tocar por conta deles mesmos.
(veja algumas fotos da confraternização aqui)


Prática em Conjunto

Além da tradicional confraternização, a novidade desse ano foram as práticas em conjunto. Através delas eu comecei a resolver um problema que me incomoda. Música é uma atividade predominantemente coletiva, e o aluno que apenas toca nas aulas perde essa parte. E outra coisa, tocar violão solo ou em duo é completamente diferente de tocar com baixo e bateria.
Por isso eu fiz 2 experiências de prática em conjunto esse ano. E foi muito legal! A ideia é fazer mais no ano que vem…

Nova Logomarca

Na capa desse post tem os novos cadernos que fiz para os meus alunos. Não sei se você reparou, mas a capa tem a minha nova logomarca, desenhada pelo Rui Loureiro. Ficou muito legal né?

Cadernos com minha nova Logomarca


O que eu ainda não consegui fazer este ano

Tem duas coisas que eu tento faz um tempo, e que ainda não consegui fazer propriamente:

  1. Um curso online de Música. O que significa pra mim, conseguir expandir a minha atuação como educador musical através de um novo meio.
  2. Manter uma consistência na comunicação com as pessoas que acompanham minhas aulas e ideias através da internet. 

Curso online de violão para iniciantes:

A verdade é que eu já tenho um curso projetado, com a primeira parte já gravada. Meu objetivo era ter terminado nesse ano, mas não consegui. 😞 Espero que 2019 seja o ano em que finalmente vou entregar esse projeto…

Aproveitando, uma propaganda: Esse curso é para quem quer aprender violão do zero a partir de um repertório de rock Internacional. 
Para ter uma ideia do repertório, as primeiras 3 músicas que eu ensino são:


* Use Somebody – Kings of Leon
* Viva La Vida – Coldplay
*Last Kiss – Pearl Jam (a primeira música que toquei no violão!)

Se você quiser começar agora, inscreva seu e-mail em
violaodozero.com.br onde você encontra um mini-curso e será avisado sobre esse novo curso em primeira mão.

Aulas e Dicas online

Ainda falta consistência. Mas em 2018, assim como nos outros anos, eu produzi alguns conteúdos educativos que divulguei na internet. 
Para o YouTube, eu criei alguns vídeos mostrando opções de acordes sem pestana que normalmente seriam feitos com pestana

[Série] Acordes Sem Pestana


No Instagram eu postei 10 dicas para quem está começando a tocar violão. Segue um exemplo:


E fiz minha primeira Transmissão Ao Vivo, com o mesmo tema, falando sobre as dificuldades de quem está tentando tocar a primeira música no Violão:

Esse é o meu desafio, já a alguns anos: 
Projetar e gravar um material aprofundado, que é o meu curso online; e, simultaneamente, produzir outros conteúdos, editar, publicar… 
Isso tudo ao mesmo tempo em que (felizmente) eu tenho uma agenda cheia de aulas presenciais é uma coisa que eu ainda não consegui coordenar. 

Espero que em 2019 eu traga notícias melhores  em relação  a essa parte da minha carreira de educador musical. 

ETH


Além das aulas particulares e projetos online, continuo meu trabalho no ensino Fundamental II da Escola Theodor Herzl e também no ensino de Música Integral junto com meu colega Ramon Lopes. Esse ano foi meu quarto ano de Ensino Fundamental, ou seja, a minha turma mais nova de quando eu entrei, que estavam no sexto ano na época, acabou de formar. (abaixo um vídeo dessa turma de 2016)


Essas meninas brilhantes, que esse ano tiveram a companhia do talentoso Bruno, vão deixar muitas saudades nas aulas de Música (e em todas as outras).

No Integral, pela segunda vez, fizemos um videoclipe com todos alunos participando do arranjo musical. Infelizmente eu não posso postar aqui porque a publicação fica privada no intuito de proteger a privacidade das crianças. Mas quem é meu amigo no Facebook pode ver o vídeo por lá…

Pra fechar


Em relação aos outros anos: Continuo fazendo aulas de canto, mas com uma frequência bem menor, e praticando bem menos também. Mas eu sempre aprendo uma coisa nova, e isso já é o suficiente por enquanto.
Infelizmente encerrei minhas atividades de tocar e cantar para os senhores e senhoras do Belo Lar.
Me dediquei a outros cursos com um dos meus maiores ídolos, Seth Godin, e também comecei a fazer um curso online com Jacques Figueiras. Que 2019 eu consiga aplicar cada vez mais coisas do que aprendi e estou aprendendo.

Felicitações

Por fim, quero agradecer a todos que participaram de alguma forma do meu ano de 2018, aos alunos e pais de alunos, a todos da ETH, e as pessoas que acompanham e incentivam meu trabalho online… Aos meus pais, a minha noiva, e meus amigos que sempre estão juntos comigo nessa jornada…

Desejo boas festas, um feliz natal e que 2019 seja repleto de saúde, felicidade e realizações para todos nós! E claro, muita Música!