Aniversário de 3 anos do site!

Ricardo LaudaresRetrospectiva

Há 3 anos, no dia 23 de Dezembro de 2014, fui às redes sociais, e contei para os amigos que o meu site estava finalmente no ar! Como já falei aqui, esse site/blog é é a principal forma de divulgar o que eu estou fazendo e os serviços que ofereço como Músico e Professor. Por isso resolvi desenvolver o hábito de fazer uma retrospectiva de como foi o o meu ano profissional nessa data.

2017: um ano de muitas aulas e investimento na minha carreira

Assim como nos outros anos a minha principal atividade foram as aulas particulares. Tive 26 alunos ao longo do ano, e em alguns momentos estava com a agenda tão apertada que pela primeira vez tive que recusar alunos porque não havia mais horários disponíveis inclusive, agora estou um pouco mais livre – se quiser fazer aulas agora é uma ótima hora de entrar em contato! 🙂

Mas além do trabalho com as aulas, foi um ano de muito estudo. Entre Maio e Agosto participei de um seminário online com um dos meus maiores ídolos: Seth Godin.

Foi um seminário de Marketing, e Marketing, ao contrário do que muitas pessoas pensam, não é (só) propaganda. Marketing é conhecer o seu aluno, saber melhor o que ele precisa, ter empatia com o que ele pensa, o que ele está receoso e o que faz ele agir… E saber a melhor forma de oferecer isso para ele.

Ainda tenho muito que aprender, muito o que colocar em prática… Mas 2017 foi um ano que aprendi muito… Agora o intuito é ter um ano de 2018 muito prático, em que eu consiga ser criativo e eficiente na minha prática de educador musical…
Embora eu não tenha conseguido colocar muitas coisas do curso em prática ainda, uma coisa que foi inspirada pelo seminário foi o meu novo perfil do Instagram: @mestrelaudares

Instagram e uma comunicação mais consistente.


Eu tenho o hábito de aprender muitas coisas online. Por isso, desde que criei esse site meu intuito era oferecer meus serviços e ao mesmo tempo criar e divulgar conteúdos didáticos online. E de fato eu fiz isso (basta dar uma zapeada no blog que você verá os conteúdos) ao longo desses anos, mas sempre de maneira esporádica. um dia eu posto um vídeo no Youtube. Dois meses depois um post no blog… etc… E o motivo não era preguiça ou desorganização… Era que eu demorava demais para concluir os materiais… 2 meses editando um vídeo de 15 minutos não foi uma coisa rara de acontecer…

Por isso resolvi inverter essa situação nesse ano através do Instagram… Gravar vídeos da maneira mais simples possível, e manter uma consistência… Dar dicas e falar com as pessoas interessadas no meu trabalho ou nas minhas aulas quase todo dia… E deu certo. Entre Setembro e o começo de Dezembro eu mantive essa consistência… Agora vou tirar umas pequenas férias, e no começo de Janeiro eu retomo essa comunicação com as pessoas que me acompanham no Instagram… Não sei se exatamente todo dia, mas com certeza com uma frequência consistente… Aguardem notícias!

Uma retrospectiva não é feita só com novidades:

Como eu falei acima, uma coisa que eu acho muito positiva é a consistência… Nesse ano, além das aulas particulares mantive meu trabalho de professor de Música na Escola Theodor Herzl, e também no Belo Lar – lar de idosos.

Foi meu terceiro ano como professor do Ensino Fundamental II da Escola Theodor, e quarto ano como professor do ensino de Música para alunos em período integral. Pela terceira vez meus alunos apresentaram-se na Festa de Israel, num palco profissional para um grande público. Além dessa apresentação ainda tivemos apresentações musicais na formatura, e no Festival de Talentos. Foi um ano de muita prática musical!

No Belo Lar foi o meu segundo ano. Em 2017 eles inauguraram uma nova casa, então eu tive contatos com mais senhores e senhoras, que compartilham da sua experiência e sempre me apresentam uma canção bonita de antigamente para que eu aprenda e toque junto com eles. É muito legal ver como a música é capaz de emocionar e trazer lembranças, e lá eu tenho a oportunidade de ver isso sempre…

Além do trabalho tem o Estudo de canto


Continuo fazendo aulas com o grande Ariel Coelho. Já faz 3 anos também. Confesso que esse ano eu reservei menos tempo para praticar canto, em função dos outros projetos que descrevi aqui.
Até por isso esse ano eu não postei nenhum videoclipe meu tocando uma música completa.
Mas por outro lado, eu acho que manter as aulas nesses tempos mais conturbados é muito positivo… Porque por mais que o desenvolvimento desacelere é um jeito de não deixar totalmente de lado uma coisa que eu gosto muito de fazer e tem uma importância profissional importante para mim, como professor e como performer.

Desejo a todos um feliz natal e um ótimo ano novo

Bom, essas foram algumas das coisas que destaco da minha trajetória profissional em 2017. Gostaria de agradecer todas as pessoas envolvidas, desde meus alunos (particulares, online, das redes sociais, na Escola Theodor, no Belo Lar) até os colegas e professores que tive. E claro, minha família, namorada e amigos que me dão apoio tanto no profissional quanto no pessoal.

Um feliz natal para todos que me acompanham e que 2018 seja um ano repleto de alegria e saúde! E música!