Retrospectiva 2020 – 6 anos do site

Ricardo LaudaresRetrospectiva

Hoje é dia 23 de Dezembro. Continuando a tradição, pelo sexto ano seguindo, hoje faço aqui uma retrospectiva do meu ano profissional. Pra refletir sobre o que eu aprendi de novo, o que eu consegui tirar do papel, e pensar nas metas pro futuro…

Mas antes de começar, uma ressalva.

Eu vou falar nesse texto de conquistas, de alguns desafios que consegui vencer nesse ano.

Mas isso não quer dizer que 2020 foi um “ano bom”. Seria até egoísta falar isso.

Num ano que tanta gente perdeu entes queridos, que perdemos ídolos, que todos perdemos liberdade e contato físico com pessoas que amamos, eu quero dizer em primeiro lugar que sinto muito e me solidarizo com as perdas e sofrimento que você tenha passado nesse ano. Sinto muito e torço para que as coisas melhorem cada vez mais e que tudo volte ao normal o quanto antes…

Aulas Online

Esse foi o ano das aulas online né? Pra todo mundo… 

Eu, como aluno, aprendo muitas coisas online. Já fiz vários cursos, nos mais diversos formatos e plataformas, e talvez por isso, sempre tive o desejo de desenvolver uma didática que se aplique a esse meio. 

Esse ano serviu como um grande laboratório pra aprender e testar muitas coisas. 

As aulas particulares online me surpreenderam muito – positivamente. Me surpreendeu que um público diverso (das mais diversas idades) topou fazer as aulas online, e eu fiquei feliz de comprovar que as aulas funcionam. 

Ainda esbarramos em questões tecnológicas. A aula online cansa mais, principalmente quando você assiste ou dá muitas aulas seguidas… Mas é provável que com os avanços da velocidade da internet; avanço da qualidade das câmeras, microfones, e dos softwares de videoconferência; essas aulas fiquem cada vez melhores…

Sobre o dilema Aula Online x Aula Presencial – eu penso o seguinte:

Um dos principais riscos de uma aula online é ela tentar ser ser exatamente igual a uma aula presencial, só que um pouco pior. 

Por isso, sempre me faço a pergunta:

Quais os recursos que o online traz pras aulas que eu não teria na aula presencial, e como eu posso tirar o melhor proveito disso?

Eu ainda estou em busca de mais respostas. Por enquanto eu diria:

  • Incentivar a autonomia dos alunos; 
  • Aproveitar as possibilidades de gravar conteúdo que pode ser assistido de novo, e que possa ser compartilhado com muitas pessoas;
  • Trabalhar em grupo;
  • Trabalhar de forma assíncrona;
  • Propor projetos,
  • Favorecer o uso de ferramentas diferentes do dia a dia…

Curso Online – Violão do Zero

Muitas dessas coisas eu estou tentando explorar não só nas minhas aulas particulares, mas também através do meu curso online – Violão do Zero.

Nesse ano eu lancei este curso, o meu primeiro curso online. 

Era um projeto que surgiu já faz uns 3 ou 4 anos… E que eu nunca conseguia tirar do papel.
 
Mas nesse ano eu consegui!

Quase 2 dezenas de alunos se matricularam nas primeiras turmas neste ano. E agora, assim como as aulas particulares online, eu sei que tenho um curso que funciona.

As pessoas conseguiram e estão conseguindo aprender a tocar suas primeiras músicas no violão, com a ajuda das aulas e da comunidade de alunos. 

E agora no ano que vem, os desafios serão outros…

  • Aperfeiçoar o curso;
  • Pensar em formas dos alunos continuarem estudando e passando do nível básico pro avançado;
  • Divulgar o curso para que novos alunos façam parte… 

Produzir conteúdo didático com consistência na Internet

Outro desafio que tenho tentado vencer ao longo dos últimos anos é manter uma consistência em compartilhar conteúdo que colabore com quem quer aprender Música na internet. 

Ano passado eu me dediquei a escrever diariamente neste blog, e foi muito legal. Em outros anos eu criei videos, Mini-Cursos, aulas pro Youtube e Instagram.

Nesse ano, eu fiz um pouco de tudo, eu acho. Menos o blog, esse eu acho que pode ser melhor aproveitado no futuro (quem sabe no ano que vem).

Mas fora isso, eu fiquei bem satisfeito com a minha produção:

Nesse ano eu lancei um Mini-Curso gratuito ensinando a encontrar as notas no braço do Violão/Guitarra; Continuei a série de vídeos Acordes com Pestana Sem Pestana; Fiz aulas ao vivo para iniciantes no meu canal do Youtube; Recentemente comecei a fazer aulas ao vivo que possam interessar um público mais amplo… (clique aqui para se inscrever)

Fiz muitas postagens no meu Instagram
(Muitas, comparando apenas comigo mesmo, que sou de postar pouco em redes sociais. Mas pra se ter uma ideia, das 132 postagens que tem no meu perfil hoje, 84 eu fiz neste ano…)

Nesse ano, em especial nesse final de ano, eu consegui me organizar mais pra fazer essa produção. O fato de ter na agenda que toda Terça às 19h tem uma aula ao vivo ajuda muito na organização. E eu também estou conseguindo me organizar melhor pra gravar e compartilhar outras coisas…

Espero que ano que vem continue melhorando…

Duas coisas específicas que eu espero pro ano que vem são o seguinte:

1) Quero gravar mais vídeos tocando e cantando músicas (atualmente quase todos os meus vídeos são puramente didáticos).

2)Quero fazer mais coisas em parceira com colegas músicos e professores de Música. Eu trabalho nesse mundo da educação online muito sozinho, to querendo mudar isso…

Se você é da Área, e se interessar, me manda uma mensagem!

Escola Theodor Herzl

Além das aulas particulares, dos projetos e cursos online, eu também leciono na escola regular. Mais precisamente na Escola Theodor Herzl, onde estou desde 2015 como professor do Ensino Fundamental II, e desde 2014 no ensino Integral.

E como não poderia ser diferente, o trabalho lá teve que mudar para o meio online.

E claro, foi um desafio pra todo mundo. Alunos e professores terminaram esse ano mais cansados do que nunca. Mas por outro lado aconteceram coisas boas.

Existe um universo de possibilidades da Educação Musical Online para turmas, e neste ano eu explorei algumas que renderam bons trabalhos e trabalhos bem divertidos também.

A principal ferramenta que usei foi o Google Song Maker, e a partir dele surgiu até uma exposição virtual de composição musical dos alunos.

Outro que eu gostei muito, foi o site de Educação Musical criado pela Ableton (uma empresa que trabalha com software de edição musical, principalmente pra Música Eletrônica). 

Algo que eu não estava esperando perceber nessa mudança do Offline pro Online foi que alguns alunos que se mostravam mais tímidos conseguiram se destacar mais nas aulas. O fato de mudar as ferramentas pode inverter certos papéis na sociedade escolar. Um “bom” ou “mau” aluno (detesto esses termos) pode ser resultado da capacidade desse aluno se dar bem ou não com determinadas atividades ou ferramentas. Mudando o contexto, você percebe que a sua percepção prévia dos alunos era bem enviesada. 

Pra fechar!

Quero agradecer todo mundo que esteve comigo nesse ano de 2020. Desde os alunos e suas famílias, aos meus amigos, família e colegas que acompanham a minha carreira.

Obrigado aos alunos que toparam começar ou continuar seus estudos online comigo. Obrigado pela confiança, obrigado pela dedicação e por enfrentarmos as adversidades juntos!

E claro, aos alunos que deram uma pausa durante o isolamento, quando quiserem/puderem, estarei esperando vocês para retomarmos, firmes e fortes!

Um bom Natal, um bom final de ano… Desejo saúde, paz e muito otimismo para que o próximo ano seja um ótimo ano pra você e a família!

Um grande abraço,
Professor Ricardo Laudares

Ps: O dia 23 de Dezembro é usado como data oficial da retrospectiva, porque no dia 23 de Dezembro de 2014 eu oficializei o lançamento desse site/blog. No ano seguinte eu resolvi comemorar 1 ano do site, e falar sobre o meu ano de trabalho. Desde então, essa é a tradição. Você pode ler as outras clicando aqui.