Reconhecer compassos

Ricardo LaudaresPrática Musical, Teoria Musical

Tem certas atividades que se eu não tivesse estudado Música “academicamente”, tanto pra fazer o vestibular, quanto na faculdade de Música, eu provavelmente nunca teria feito.

Uma delas é ouvir músicas aleatórias e identificar o compasso. Se a música está em 4 por 4; ou 3 por 4; ou 6 por 8, e assim por diante.

Essa é uma atividade que sempre considerei bem teórica, mas que hoje vejo utilidade prática. Por exemplo, os ritmos básicos de violão, costumam ser em compasso 4 por 4, e a maior parte das músicas Pop e Rock está nesse compasso. Por isso, quase sempre que um aluno testa um desses ritmos básicos ele consegue pegar uma cifra e tocar uma música sozinho.

Até que aparece uma música em 3 por 4, ou em 6 por 8. Nesses casos o ritmo não se encaixa.

Se o aluno já tocou outras músicas nesses compassos, ou até melhor, se ele conhece ritmos básicos desse tipo de compasso, como a Guarânia por exemplo, é mais provável que ele consiga se virar sozinho, talvez até de forma intuitiva.

Mas de qualquer forma, ter a consciência de qual o compasso se está tocando, e saber diferentes possibilidades de ritmos para tocar em cada tipo de compasso é uma ótima prática. E um bom começo é ter a habilidade de ouvir uma música e identificar o seu compasso. Não é impressindivel saber diferenciar compassos ambíguos, como um 2 por 4 de um 4 por 4, ou um 3 por 4 de um 6 por 8. Mas é importante perceber se o compasso está dividido de 4 em 4 tempos, ou de 3 em 3.