Uma pergunta que eu ouço muito, principalmente de quem está começando a aprender violão é: “Quantos acordes existem”?
Sinceramente eu nunca tentei fazer esse cálculo, depende de muitas variáveis. Mas vamos supor que é possível tocar qualquer música Pop/Rock/Blues com um total de aproximadamente 100 acordes. Mas o que isso significa para quem está começando a tocar violão?
Se pegarmos o princípio de Pareto, ou regra do 80/20, podemos supor que desses 100, 20 são mais usados, e portanto o primeiro objetivo é conhecer e dominar esses 20, não os 100.
O problema é que 20 acordes pra quem está começando ainda é um número muito grande. Logo, podemos dar um zoom, e usar o princípio de Pareto novamente.
Considerando 20 acordes como o número total de acordes a se dominar, quantos acordes correspondem a 20% desse total? Chagamos nos famosos 4 acordes.
A pergunta mais específica é: Desses 20 mais usados, quais seriam os 4 que se alguém aprender é possível ter o maior “retorno sobre o investimento”? Defino o termo”retorno” como: com quais desses é possível aprender mais músicas e aprender o básico do violão de trocar de acordes, manter um ritmo e cantar/acompanhar uma música.
Felizmente ou infelizmente nessa hora a pergunta deixa de ser exata e cabem algumas interpretações. Eu consigo pensar em algumas possibilidades como C G Am F; ou D, A Em G, mas eu particularmente prefiro: G D Em C, como eu explico detalhadamente nesse que é um dos meus posts preferidos: Os 4 Primeiros (na verdade é uma aula, não é apenas um post).
Baseado nesse último ponto, a moral da história é que para um inciante é muito mais difícil saber o que dá mais retorno do que para um experiente. O iniciante não conhece o todo para saber quais 20% dão mais retorno. Por isso é interessante aprender a fazer essa pergunta para seus professores ou praticantes mais experientes.
Para concluir, é preciso explicar algumas coisas que o princípio de Pareto NÃO é. Esse princípio não é baseado em uma fórmula para aprender algo complexo como se fosse simples. Não é: “aprenda a tocar violão em uma semana com esses 4 acordes que podem ser usados em milhares de músicas”. O objetivo NÃO é aprender pouco. O objetivo é reduzir a quantidade de coisas que você vai se dedicar antes de passar para frente.
Se uma pessoa domina os 4 acordes em uma semana, ótimo, na próxima ela deve aprender um ou dois novos. Mas para quem não dominou, seja por falta de treino ou qualquer outro motivo, é melhor tentar dominar os 4 antes de tentar 20. Bem melhor…