Porque o jogo de ontem funciona bem

Ricardo LaudaresPrática Musical, Tirar música de ouvido

Ontem eu recomendei um jogo muito legal e eficaz para aprender a tirar acordes de ouvido. O post de hoje é para reforçar a sugestão e explicar porque eu acho que ele funciona tão bem.

Em primeiro lugar se trata de um jogo. Tem placar, tem recorde para quebrar, tem tempo correndo, enfim, elementos que costumam ser divertidos e nos interessar. 

Em segundo lugar vem a velocidade que o jogador dá as respostas e o ciclo de feedback. A pessoa ouve o acorde e tem que dar a resposta rapidamente. Isso significa que ela está treinando quase que a sua intuição, treinando nomear aquele som que ela já conhece. Não dá tempo de “raciocinar”.

E em seguida ela tem a resposta, se está certa ou errada. Imediatamente. Em um segundo! Isso é um ciclo de feedback muito rápido. 

Ou seja, jogando o jogo por apenas alguns minutos a pessoa terá centenas de feedback(s) se está acertando ou errando os acordes. A duração de um ciclo de feedback no treinamento de cada habilidade é um fator importantíssimo na capacidade de aprender. Vou escrever mais sobre esse assunto em um texto futuro.

Aproveite e assine o blog por e-mail para não perder nenhum texto… É grátis e sempre será!
(formulário de cadastro abaixo)