O programa The Voice (tanto o original americano, quanto no Brasil e em outros países) estimula que os cantores interpretem suas músicas de maneira complicada, eu diria que de forma quase acrobática, para mostrarem que eles são os melhores.
Isso sempre existiu, e provavelmente sempre vai existir. Muitos dos guitarristas que eu gostava na adolescência eram os que pareciam tocar as coisas mais difíceis. Hoje não gosto de muitos desses, porque se tirar a velocidade não sobra muita coisa que me interessa.
Mas é claro. Existem músicas e arranjos que são maravilhosos justamente por contar com a execução perfeita de alguém que é um virtuoso da técnica musical.
Por outro lado, tem hora que o virtuoso podia deixar as coisas mais simples e não deixa, não sei exatamente porque. Talvez por costume, talvez porque a pessoa ache que faz parte da sua marca mostrar toda sua técnica, ou algum outro motivo.
Um exemplo disso que vi recentemente foi a nova versão do Rei Leão (meu filme da Disney favorito). Beyoncé, que também é uma das minhas cantoras favoritas, interpretou a música “Can You Feel the Love Tonight“, mas eu acho que ela podia ter se contido um pouco. Não que tenha ficado ruim, mas em especial da primeira vez que ouvi eu achei que ela passou do ponto no uso de melismas (aquelas partes rápidas que a cantora pega uma sílaba e canta várias notas, estendendo a melodia). Pra mim ela poderia ter usado os melismas, que são uma das suas marcas, mas em menos quantidade.
Mais sobre esse assunto amanhã