A maior parte das tablaturas mostra apenas as casas que devem ser tocadas, não sugere quais dedos da mão esquerda deveriam ser utilizados. Mas existe uma forma padrão de indicar esses dedos, basta anotar os números correspondentes a eles fora da tablatura e circulando cada número, como mostra a figura abaixo.
Eventualmente eu anoto esses dedos nas tablaturas dos alunos, mas nem sempre eu gosto de fazer isso, porque fica muita informação, os números podem até confundir.
Tentando encontrar uma solução melhor para esse problema, eu pensei numa nova forma de indicar os dedos da mão esquerda.
Existe uma regra geral, de que sempre que possível devemos usar 1 dedo da mão esquerda para cada casa. No exemplo acima, eu usei o dedo indicador (1) na casa 3, o médio(2) na casa 4, o anelar(3) na casa 5, e o mindinho (4) na casa 6.
A forma que eu inventei é escrever as 4 casas que esses dedos devem estar associados, assim não é preciso anotar individualmente cada nota, basta saber em qual região a mão esquerda tem que estar posicionada.
E quando a mão muda de região, basta indicar essa mudança, anotando as novas 4 casas que serão a referência. Veja um exemplo, continuando o das imagens acima: