É possível aprender violão na internet?

Ricardo LaudaresAprender um Instrumento Musical, Violão para iniciantes

Outro dia vi um professor que eu admiro o seu trabalho argumentando que aprender violão na internet não funciona. Ele deu alguns motivos, mas não vou me recordar exatamente de todos (e ele postou no Stories do IG, não consegui ver novamente). Mas eu me lembro dele falar sobre:

  1. Aprender na Internet é difícil porque são muitos caminhos possíveis, o estudante tende a sentir falta de uma direção, de uma sequência lógica de aprendizado.
  2. Que se aprender violão na internet funcionasse não existiriam professores nem escolas de Música, porque todos aprenderiam de graça na internet.

Eu tenho várias considerações sobre seus argumentos. Mas eu não concordo completamente com nenhum deles.

1) Sim, o problema de aprender qualquer coisa na Internet hoje é a falta de organização. A internet é uma grande biblioteca, não é um professor. É possível aprender de maneira mais solta e por tentativa e erro. Certamente será mais demorado e mais difícil do que ter um professor, porque a chance de fazer escolhas erradas, e tentar coisas que não vão dar certo, é muito maior. 

Mas eu conheço muitas pessoas que aprenderam a tocar extremamente bem apenas através da Internet. Assim como eu conheço pessoas que aprenderam a tocar violão sem professor antes da Internet. No entanto, com Internet eu acredito que o número de autodidatas no violão aumentou e muito. 

2) Esse é um erro clássico de marketing. Se isso fosse verdade não existiriam livrarias nem praças de alimentação. Um livro vende melhor ao lado de outro livro. Ter várias lojas de comida uma do lado da outra atrai mais clientes do que se fosse só uma isolada. Ter muitas pessoas ensinando Música é ótimo pra todos que ensinam, porque estimula a cultura. Menos de 10% da população do Brasil pratica um instrumento musical como atividade de lazer. Oferta gera demanda.

Minha principal opinião sobre o tema é que aprender na internet não é pra todo mundo. Acho que vale a tentativa, mas se não der certo, é importante entender que o que falhou foi o método, não a pessoa que tentou. Não foi por falta de talento, ou qualquer outra coisa do tipo. 

E esse sim é o principal risco de tentar aprender qualquer coisa sem os melhores recursos (sem um bom professor, sem um bom material, sem as melhores condições de praticar…). Se der errado podemos imaginar que a culpa foi nossa, quando na verdade foi das ferramentas que escolhemos.