Melodia da voz no violão/guitarra

Ricardo LaudaresPrática Musical

Para quem gosta de rock, uma das coisas mais populares de se aprender no instrumento são os solos de guitarra. Eu até brinco que alguns alunos meus de violão já são guitarristas (só falta comprar a guitarra), de tantos solos que eles sabem. Outra coisa comum é aprender uma escala, como a Pentatônica por exemplo, e criar solos improvisados em uma base de acordes.

O que eu vejo bem menos são pessoas que tocam as melodias da voz de uma música no violão/guitarra. 

Essa é uma prática que eu estimulo nos meus alunos, pelos seguintes motivos:

  1. Pode ser interessante didaticamente. A voz não costuma ser muito rápida, portanto a dificuldade técnica da melodia da voz costuma ser pequena. 
  2. Isso ajuda o aluno a assimilar uma lógica na construção de melodias. Logo, depois de aprender algumas melodias de músicas reais, é provável que o aluno utilize essa lógica de maneira intuitiva nos seus solos improvisados. 
  3. Se o aluno vai cantar aquela música também, isso ajuda na sua percepção auditiva da melodia. Consequentemente ele vai cantar mais afinado, a partir dessa nova perspectiva de ouvir a “voz” no seu instrumento, o qual ele já está mais familiarizado com o timbre. 

No Jazz, é prática comum pegar uma canção e fazer uma versão instrumental. Mas no rock não costumamos ver muito isso. Mas se você procurar não deve ser difícil de encontrar não. Como exemplo, uma música que eu gostei da versão instrumental, inclusive pela simplicidade da melodia é essa aqui, de Otherside do Red Hot Chili Peppers. É uma versão bem legal para quem está aprendendo suas primeiras melodias no violão/guitarra.

Ouça no Spotfy

Ouça no Youtube