Às vezes, é mais fácil perceber um som que está só um pouco desafinado, do que simplesmente desafinado. E isso se deve ao fenômeno da Frequência de Batimento.
Quando duas notas tem frequências parecidas, ex: 220Hz e 222Hz, essa diferença (2Hz) gera o batimento, que é como se fosse um som tremendo (ouvir esse exemplo). Veja outro exemplo em vídeo aqui.
Aprender a reconhecer esse fenômeno é muito útil para questões relacionadas a afinação. Se o violão estava afinado, e uma corda dá uma pequena desafinadinha, perceber um batimento é o sinal que seu instrumento desafinou. E para afinar, caso você não tenha um afinador eletrônico, você pode tocar a mesma nota em duas cordas diferentes e ajustar até o batimento sumir.
Pra quem consegue cantar afinado, mas ainda falta desenvolver uma precisão 100% apurada, perceber esse fenômeno é extremamente valioso. Isso porque, se por exemplo, a nota é 300Hz e você canta 3 Hz a mais ou a menos, a desafinação é imperceptível. Mas se a nota que você canta tem a duração mais longa, ela vai bater com a frequência de uma nota do acorde que está te acompanhando, e será possível ouvir o batimento, o som “tremido”.
É possível treinar a percepção de quando ocorre esse batimento e o consequente ajuste das notas da voz. Assim, os acordes tornam-se a sua referência para cantar o mais afinado possível.