Escala musical e palheta de cores

Ricardo LaudaresPrática Musical, Teoria Musical

O que é escala musical? 

A definição mais simples que eu conheço é: um conjunto de notas.
Das 12 notas que existem, Dó-Ré-Mi-Fá-Sol-Lá-Si é um conjunto de sete notas. Chamamos esse conjunto de Escala de Dó Maior.

Dó-Ré-Mi-Sol-Lá é um conjunto com menos notas, que chamamos de Escala de Dó Maior Pentatônica (observe que são cinco notas, por isso penta).

Uma analogia que eu gosto de fazer é que cada conjunto de notas (ou escala) é como se fosse uma palheta de cores de um pintor. Muitas músicas são criadas exclusivamente com as notas desse conjunto, assim como um artista escolhe uma determinada palheta de cores para criar sua pintura. 

Tem certas cores que tem mais destaque em uma pintura, assim como nas músicas tem certas notas da escala que são hierarquicamente mais importantes. 

A compreensão e prática das escalas musicais é um assunto extenso e importante. Não cabe apenas nesse pequeno texto, recomendo que você vá além e estude.

Mas é sempre bom entender os conceitos básicos: escala é um conjunto de notas. Os diferentes conjuntos de notas são usados como matéria prima para criar a maioria das músicas que ouvimos.