Eu já escrevi sobre minha constatação que o que faz mais diferença na capacidade e velocidade de aprendizado é quão eficientemente o aluno treina (e não o seu talento, idade, QI, etc). Em outras palavras, o que faz diferença é se ele entende o que o professor propôs para ele treinar e como deve fazê-lo.
No entanto, não é necessário buscar perfeição. Eventualmente os alunos entendem algumas coisas diferentes do que era a intenção do professor, e isso é normal.
E às vezes os alunos ficam inseguros… Eles pensam: “Será que eu estou treinando corretamente?”
Eu sei, recentemente eu tive muito esse tipo de dúvida treinando o que aprendi nas minhas aulas de canto.
Um jeito bom de aliviar essa angústia é se fazer a seguinte pergunta:
“O que eu estou tocando tem musicalidade?”
E afinal de contas, o que é musicalidade?
Musicalidade é a característica de soar bem musicalmente. Quando tocamos com um ritmo que soa bem, quando a música se encaixa na pulsação, quando as sílabas tônicas caem sempre na mesma métrica… Dentre várias outras coisas…
É difícil explicar com precisão. Acho que nem é esse o objetivo. A ideia é desenvolver uma intuição de quando o que estamos tocando está soando certo. Isso é melhor do que “estar” certo. No final das contas a busca não é por perfeição, mas por musicalidade.