Enxergando a afinação

Ricardo LaudaresAprender um Instrumento Musical, Técnica Vocal

Aprender a cantar é diferente de aprender a tocar violão de muitas maneiras. Uma delas é que os movimentos dos dedos são visíveis, enquanto os da voz não. É tudo interno, acontece dentro da garganta.

Portanto, se eu quero que um aluno toque a nota Dó, basta mostrar onde ele coloca o dedo. Mas se eu quero que ele cante, não tem como mostrar. Tem que ir de ouvido.

Ou melhor. Não tinha…

Hoje existem muitos recursos visuais que mostram qual nota está sendo tocada ou cantada. 

Um aplicativo que eu uso pra isso se chama Sing Sharp. No modo “vocal range” (que serve pra descobrir a nota mais grave e mais aguda que a pessoa consegue alcançar) é possível cantar e visualizar em tempo real qual nota está sendo emitida.

Nesse mesmo aplicativo, ao fazer os exercícios há uma representação visual das notas que estão sendo tocadas e as que são cantadas pelo estudante. Pelo visual ele tem feedback instantâneo se está afinado ou não.
O aplicativo de Karaoke “Sing” da empresa Smule oferece o mesmo feedback.

Esses novos recursos são tão poderosos que permitem até uma pessoa que não escuta a cantar afinada. Veja o vídeo 4 da lista dos 10 vídeos que mais recomendei ano passado. A cantora certamente usou esses recursos para aprender a cantar novamente, depois que ficou surda com 18 anos de idade. Se você ainda não assistiu, prepare-se pra emocionar…