A imagem abaixo mostra um dos anúncios de maior sucesso da história. Ele foi publicado pela primeira vez em 1926 e fez tanto sucesso que foi anunciado por muitos anos, sem alterações. Esse anúncio é usado como exemplo nos cursos de Marketing, e é inspiração para outros anúncios até hoje.
Traduzindo: “Eles riram quando eu me sentei ao piano. Mas quando eu comecei a tocar!”
Eventualmente eu vejo situações semelhantes acontecendo com alguns alunos iniciantes. Amigos ou familiares brincando que vai ser duro ouvi-los arranhando o violão, ou cantando desafinado, ou até que não vão dar conta de aprender (essa última pra mim é um absurdo… Que no começo não vai soar bem, OK, mas torcer pelo fracasso do outro pra mim já é demais…)
Mas mais frequente do que os amigos de fato fazerem algum comentário, é o medo do iniciante do que ele imagina que as pessoas vão pensar ou falar. Tanto que alguns preferem nem contar que estão fazendo aulas (e tudo bem quanto a isso, pode ser uma boa estratégia para quem está com algum receio).
Mas então… Para aqueles que se identificaram com alguma dessas situações:
Que tal usar a segunda parte do anúncio para se inspirar? Focar no resultado futuro. Imaginar que depois de algum tempo de prática você vai surpreender os que duvidaram da sua capacidade. Não importa se duvidaram explicitamente, ou se você apenas imaginou que fizeram isso.
Na verdade, muitas vezes nós é que duvidamos de nós mesmos. Que tal provar o contrário?