Os produtores das bandas de heavy metal da década de 70 tinham um problema. Os cantores não conseguiam cantar tão bem nos shows quanto em estúdio. No estúdio o cantor se ouve perfeitamente, não está cansado, e pode cantar menos músicas e com mais intervalos. Num show, é pra valer… às vezes são 2 horas direto de porrada!
Por isso é comum vermos grandes cantores falhando em shows ao vivo. Esse também foi um dos motivos que as bandas passaram a afinar os instrumentos um semitom ou um tom abaixo. Para ficar mais fácil pro cantor.
Mas eis o que podemos tirar de lição desse fato:
Quando for cantar uma música difícil, tente ouvir versões ao vivo daquela música. Nas versões ao vivo, além da mudança de afinação, é comum que os cantores utilizem de alguns macetes para não perder a voz e não falhar.
Quanto mais técnica vocal a pessoa tem, mais ela consegue entender os macetes do cantor. Mas de qualquer forma, apenas imitar a versão ao vivo já deve ensinar intuitivamente alguns macetes que vão facilitar a performance.
Ps: Outra dica para aprender músicas difíceis, especialmente as internacionais e muito famosas, é procurar no Youtube: “vocals only”. São áudios só com a voz, o que facilita a pegar muitos detalhes, como a respiração, onde a voz é mais forte ou mais fraca, etc…