Escala é uma relação fixa entre as notas, independente de por qual se começa.
Por exemplo: T T ST T T T ST* é uma escala (chamada de Escala Maior).
Se eu começar de qualquer nota e manter essas mesmas relações, por exemplo:
T ST T T ST T T
Eu estou na mesma escala. A escala não mudou, porque as relações são as mesmas, as distâncias entre as notas são as mesmas.
Modo é a hierarquia entre as notas de uma escala. É como as notas estão organizadas. Qual é aquela que é mais importante, que começa a música, que termina a música, que aparece mais vezes, que tem um caminho preparado para chegar nela…
Dó Ré Mi Sol Lá é uma escala Pentatônica. Se, baseado na melodia e nos acordes, a nota Dó é a mais importante, estamos no modo de Dó Maior (Pentatônica). Se a nota Lá é a mais importante, estamos no modo de Lá Menor (Pentatônica)
Dó Ré Mi Fá Sol Lá Si são as notas da escala de Dó Maior. Se os acordes e melodia enfatizam a nota Ré, estamos no segundo modo de Dó Maior, que é chamado de Ré “Dórico”.
Como deve dar pra perceber, existem muitos mais modos do que escalas. E isso é ótimo. Porque as escalas é que precisam estar debaixo dos dedos, decoradas no braço do instrumento. Os modos são jeitos diferentes de pensar nas mesmas notas de uma escala.
* T = Tom; ST= Semi-Tom