Algumas dicas sobre ler cifras na internet:
-
Qualquer pessoa pode enviar uma cifra pros sites de cifra. Ou seja, não dá pra saber se elas estão bem escritas e com os acordes corretos. Sempre desconfie se algo soar esquisito. Nesse sentido é interessante conferir e comparar com videoaulas, porque essas tem alguém que revisou a cifra para preparar o vídeo, logo tendem a ser de mais confiança.
-
Os acordes que aparecem para você tocar não foram escolhidos para aquela música específica, pelo menos não na maioria das vezes. O site/app gera acordes automaticamente. Não os encare como a única opção. Muitas vezes tem uma melhor e/ou mais fácil.
-
Para ler uma cifra bem é preciso de treino musical: pra perceber de ouvido o momento em que se deve trocar de acorde; e perceber se é possível subtrair um acorde onde você acha que ele é desnecessário… Isso vem com o tempo.
-
Se você sabe fazer G, mas não sabe fazer G6, faça o G. No início você pode ignorar quase qualquer número: 7, 9, 11, 2… Mas não troque um acorde maior por um menor, nem um #/b por um sem esses acidentes. Em é diferente de E.
F# é diferente de F.