Ter um bom ouvido musical é uma grande ferramenta para qualquer Músico. Quando começamos a aprender um instrumento, seja o primeiro ou não, isso pode ajudar bastante.
Mas também pode atrapalhar.
Tocar um instrumento exige musicalidade e habilidade. A habilidade vem com o treino, consequentemente a pouca habilidade faz com que o som não seja tão bonito ou limpo no começo do processo. Nesse momento, quem não tem um ouvido tão apurado pode se beneficiar, porque não é distraído pelas imperfeições normais do som que ele tira. E quem tem um bom ouvido pode ser perfeccionista e interromper o fluxo de sua prática. Parar demais, ficar se corrigindo demais, ao contrário de tocar com fluência e repetir várias vezes, não importa se acertando ou errando…
Existe um vídeo do americano Ira Glass, um famoso produtor de rádio e televisão, no qual ele fala que existe uma lacuna entre o bom gosto e a habilidade de qualquer pessoa que quer desenvolver um trabalho criativo. Seja um escritor, um diretor de cinema, ou um compositor, a pessoa resolveu seguir essa carreira porque ela tem sensibilidade e bom gosto para aquela arte. Mas quando ela começa a produzir ela percebe que o próprio trabalho não está tão bom quanto os que ela admira. Infelizmente não tem outro jeito, é preciso aceitar isso e continuar produzindo por anos até chegar no nível desejado.
Para quem tem um bom ouvido musical e quer aprender um instrumento podemos usar o mesmo raciocínio. Você consegue perceber que seu som não é tão bom quanto o de outras pessoas que você admira. É importante entender que para melhorar é preciso praticar muito, e que o som chega com o tempo. É importante não deixar o perfeccionismo atrapalhar a prática, e isso vale desde os primeiros exercícios, desde as primeiras músicas.
Link para um vídeo muito bonito criado para ilustrar a fala do Ira Glass, e o link da entrevista original.