Existe um tom correto para tocar uma música? Em outras palavras, se você tocar uma música num tom diferente do original as pessoas vão estranhar??
Acredito que isso é pouco provável. Principalmente se você não fizer uma grande alteração. Mas mesmo se você alterar bastante, o importante é a música soar bem de acordo com as suas possibilidades vocais do momento (do momento porque talvez você ainda não consiga cantar agudo hoje, mas nada impede que no futuro você consiga).
3 situações que você pode se preocupar com a alteração de tom:
- Você vai cantar com outras pessoas, e essas estão acostumadas a cantar no tom original. Aí você corre o risco de atrapalhá-las.
- Alterar o tom impede que você toque o arranjo original, porque tem certas cordas soltas ou notas que só funcionam naquele tom. Mas isso só é relevante quando o arranjo da música é bem característico. Se for um arranjo que não chama tanta atenção isso não deve ser um problema.
- Você tem uma banda cover cujas músicas são muito difíceis de cantar. Se você altera muito o tom as pessoas podem perceber que você está “trapaceando”, afinal de contas, é difícil de cantar naquele tom original. As pessoas querem ver a habilidade da banda cover de chegar no mesmo nível da banda homenageada.
Fora isso, trocar o tom é uma grande ferramenta, que pode te ajudar muito. Me ajuda muito no meu trabalho como professor. Um exemplo:
Uma das músicas que eu costumo ensinar para alunos iniciantes no violão é Flores do Titãs. A versão que eu tenho referência é no tom de Mi Maior (E). No começo da minha carreira eu ensinava no tom original, porque nem me passava pela cabeça a possibilidade de trocar o tom. Só que no refrão da música tem um acorde de B, um acorde bem chatinho pro iniciante, mesmo sem pestana. Um belo dia eu resolvi mudar o tom para G, ficava até melhor quando a aluna era mulher, porque ficava mais agudo e mais fácil de cantar. Desse dia em diante, toda vez que eu vou ensinar uma música antes eu me pergunto: É nesse tom que eu vou ensinar, ou faz sentido alterar o tom devido a algum objetivo didático?
Você também pode aprender a escolher o tom que toca suas músicas.