Subiu, desceu ou não alterou

Ricardo LaudaresPrática Musical, Tirar música de ouvido

Tirar de ouvido é uma habilidade desenvolvida progressivamente. Algumas pessoas tem mais facilidade que outras no começo, mas de maneira geral, todo mundo é capaz de desenvolvê-la.

Essa habilidade envolve diversas sub-habilidades, como: memória, familiaridade com o timbre do instrumento e/ou com o gênero musical, percepção rítmica, experiência com um instrumento musical e/ou canto; paciência, e, no caso das melodias, percepção de movimento melódico:

Quando a nota vai pro grave, pro agudo, ou não se movimenta (repetição da mesma nota). 

Se você quiser testar sua capacidade de perceber se uma nota muda pro grave ou pro agudo, acesse esse teste do departamento de Psicologia da Universidade de Harvard. O teste está em Inglês, mas é tranquilo de fazer mesmo se você não souber nada do idioma. Aperte D quando achar que o som Desceu [foi pro grave], e U (Up), quando achar que o som subiu [foi pro agudo]… Eu testei o botão traduzir no navegador e ele funcionou bem…

Em alguns momentos desse teste parece que a nota não se altera, porque a variação de frequência é mínima. Nesse caso você testa sua habilidade de perceber uma desafinação mínima, para o grave ou para o agudo. Inclusive, essa foi a parte que eu errei, que preciso treinar mais… 

No site tem mais 3 testes, includindo um que você ouve músicas de diferentes culturas e tem que adivinhar qual é a função da canção para aquela sociedade.
https://beta.themusiclab.org

Créditos para minha aluna Ana que compartilhou esse site comigo. 🙂