Risadas são contagiosas. Se um grupo de pessoas começa a rir a tendencia é que você ria também, até se não achar tão engraçado. Quando alguém boceja muitas vezes bocejamos em seguida.
O ser humano e até outros animais fazem muitas coisas em sincronia.
Por isso, tocar com pessoas mais experientes é essencial para assimilar detalhes que são difíceis de explicar. Eu falo disso principalmente sobre o ritmo. Eu posso explicar se você tem que tocar pra baixo ou pra cima. Eu posso explicar a relação matemática: essa nota dura 2 tempos e essa dura 1. Mas tem certas coisas que não dá pra entender racionalmente. Você precisa pegar por imitação, por osmose, por sincronia.
Por isso, recomendo que você:
- Dedique-se por um tempo considerável a tocar com uma pessoa mais experiente: um professor, um músico que toca a mais tempo, etc. Você vai assimilar cada vez mais detalhes ao longo desse processo.
- Se possível, toque com mais de uma pessoa experiente. Cada músico tem um estilo e um balanço rítmico diferente. É interessante aprender essas diferenças e treinar sua capacidade de sincronia em cada situação.
- Nunca foi tão fácil tocar junto com músicos experientes. Procure no Youtube e toque junto com músicos profissionais. É claro que isso não é a mesma coisa que tocar junto pessoalmente, mas os grandes músicos de várias gerações aprenderam assim. Tocando junto com as músicas da rádio, com seus LPs, CDs, e assim por diante; por horas e horas e horas.