Para mim, uma das piores situações nas minhas aulas é quando eu pergunto que música ou que assunto o aluno está com vontade de aprender, e a resposta é: não tenho nenhuma ideia.
Não porque eu não possa sugerir alguma coisa, ao contrário, eu tenho muitas sugestões. Mas porque isso demonstra que naquele momento o aluno não está sendo um grande fã de Música.
Eu aprendi esse conceito com o artista e autor Austin Kleon. Ele fala que quando está sem ideias do que escrever, é porque ele não está sendo fã o suficiente. Eu consigo perceber isso nos meus textos do blog. Quando eu leio ou assisto coisas interessantes me dá vontade de escrever sobre elas. Quando acontecem coisas legais e inusitadas nas aulas eu tenho vontade de escrever.
Eu também percebo no tocar. Quando eu não estou empolgado com pelo menos uma música, eu tenho menos vontade de tocar (e consequentemente eu pego menos no violão).
A mesma coisa vale para alguns alunos em algumas épocas. Se eles estão ouvindo pouca música isso pode se refletir em falta de desejo de tocar e aprender.
A boa notícia é que ser fã é uma atitude. Perceber que não está sendo um grande fã é o primeiro passo para buscar coisas que possam despertar seu interesse e ficar mais fã. E isso gera mais desejo por praticar Música, ou qualquer outra arte que seja do seu interesse.