Sentir que não sai do lugar

Ricardo LaudaresPrática Musical

É comum acontecer de alguns alunos que tocam a mais tempo reclamarem comigo que estão se sentindo sem sair do lugar na sua técnica no instrumento. Isso é perfeitamente normal, acontece com todo mundo, não só no estudo da Música, como nos negócios, na escrita, nos esportes… Não tem nada de errado. Mas é interessante avaliar o que realmente está acontecendo.

Não é incomum sentir essa estagnação em épocas que o aluno tem menos tempo pra treinar.

Outra questão é que tem certos avanços que são menos instantâneos do que quando o aluno estava começando. No início do aprendizado, muito do que se aprende é mais simples, logo, com pouco treino é possível atingir completamente aquele objetivo. Mas com mais experiência o estudante começa a encarar desafios maiores que exigem muita prática para sair do lugar. Nesse caso a dinâmica muda.

O que antes era: treino – sucesso, agora é: treino, treino, treino, treino, treino – sucesso.

O desafio que era resolvido de uma aula para outra agora pode demorar alguns meses. E isso também é perfeitamente normal.

Seja porque você tem menos tempo para treinar, ou porque está encarando desafios maiores, não desanime. Continue tocando. E olhe pelo lado positivo: Você ainda não venceu seu desafio atual, mas já tem recursos para tocar muitas coisas mais simples. Desfrute da habilidade que você já tem, e continue encarando os desafios que vão te levar para o próximo nível.