Continuando a tradição, pelo oitavo ano seguido, compartilho aqui a minha retrospectiva profissional de 2022.
(você pode clicar aqui pra ler as outras se quiser)
Foi um ano com muitas aulas, e muito trabalho. Que me esforcei bastante, e às vezes fiquei mais cansado do que eu gostaria, mas que também aprendi bastante. Seguem alguns destaques e reflexões do que fiz em 2022…
Meu trabalho na internet
Como sempre, eu dedico muito do meu tempo fora das aulas particulares para criar aulas e conteúdos online. Nesse ano não foi diferente. Eu fiz novos vídeos da Série Suas Primeira Músicas no Violão, e criei uma nova Série – Solinhos fáceis no Violão. Você pode assistir os vídeos disponíveis nos links abaixo:
Playlist – Suas Primeiras Músicas no Violão
Playlist – Solinhos Fáceis no Violão
Acredito que essas videoaulas foram os melhores vídeos que já criei até então.
Melhorei a qualidade de imagem, a qualidade dos gráficos na tela e dos materiais em PDF que criei pra acompanhar as aulas. Também acho que as aulas ficaram mais objetivas, mais direto ao ponto.
Se você já tinha assistido algumas videoaulas dos anos de 2020 e 2021, e assistiu alguma deste ano, me dá um retorno se você também percebeu dessa forma…
O ponto negativo é que pra fazer esses vídeos, o mais perfeccionista possível, eu gastei todo tempo e energia que me restavam além das aulas particulares. Isso meu deixou bem cansado, além de não sobrar recursos (tempo e energia) pra divulgar esse vídeos pras pessoas que poderiam aproveitá-los mais.
Logo não fazia sentido fazer videoaulas tão legais, gratuitas, mas que quase ninguém assistia. Por isso eu dei uma pausa…
Postar no Instagram todos os dias
No meio do ano, por cerca de 2 meses eu me empenhei bastante pra ter uma grande produção de vídeos no Instagram. Postava um vídeo – tocando ou ensinando alguma coisa – quase todos os dias.
Eu pretendo escrever um texto sobre essa experiência depois… Inscreva-se no final da página se quiser receber esse texto no futuro.
Os vídeos ficaram legais, alguns bem legais na minha opinião.
Mas essa frequência diária foi muito pra mim. Tem pessoas que produzem com mais facilidade. Eu sou meio tímido, meio perfeccionista, e então o esforço foi bem maior.
Maior do que eu conseguia aguentar, e por isso, depois de um tempo eu também encerrei esse projeto.
Nesse próximo ano eu quero postar mais coisas no Instagram, e no Youtube, mas sem esse peso de ter que postar um vídeo curto no IG por dia, ou uma videoaula no Youtube por semana…
E também quero ver como deixar o processo mais leve, pra que eu consiga continuar fazendo vídeos e aulas que eu me orgulho da qualidade e conteúdo, mas que são mais fáceis de colocar no mundo…
Aulas Particulares e Escola Theodor
Como tem acontecido ao longo dos últimos anos, as aulas particulares tem sido minha principal dedicação profissional.
Ano após ano eu eu tinha mais alunos ou dava mais aulas do que no ano anterior.
Esse foi um ano cheio também, felizmente! Mas pelos meus cálculos aproximados, eu tive um pouquinho menos horas-aula dadas neste ano… O Recorde continua com 2021.Vamos ver como será 2023… 🙂
De qualquer forma, eu não meço muito a quantidade de aulas que dou e sim a qualidade. Foi mais um ano que eu fiquei bem satisfeito em relação a isso. Com alunos muito engajados, com aulas que são muito prazerosas de lecionar. Agradeço a todos alunos com quem trabalhei nesse ano.
Além das aulas particulares – online ou em BH – eu também tive mais um bom ano na Escola Theodor Herzl. Completei 8 anos dando aula no ensino Fundamental II e 9 anos no Ensino Integral (embora em 2021 não tenha tido por causa da pandemia).
Voltaram os eventos com maior público, como a Formatura e a Festa de Israel.
Confraternização de Alunos presencial
Voltou também a confraternização de alunos presencial. Depois das duas “audições” online de fim de ano – de 2020 e 2021 – esse ano fizemos novamente de forma presencial. Foi legal que alguns alunos que já estavam fazendo aulas desde 2020, mas ainda não tinham participado de um evento pra tocar ao vivo, tiveram essa oportunidade neste ano.
Você pode assistir o vídeo da apresentação dos alunos clicando aqui.
O que eu espero pro ano que vem
Nesse ano, muito do meu trabalho público na internet foi voltado pra iniciantes, pra quem está bem do zero. Ano que vem eu quero explorar coisas diferentes. “Jogar” conteúdos dos mais diversos, que um pode ser relevante pro fulano e nada relevante pra beltrano. Mas quem sabe o outro seja justamente o inverso. Vamos ver o que acontece…
Como falei… Não começo o ano com uma meta de manter uma rotina de conteúdos. Mas paradoxalmente, eu tenho a expectativa de produzir mais. Vamos ver se uma maior liberdade me deixa menos perfeccionista e com mais energia…
Uma coisa que eu não fiz em 2021 e era meta pra esse ano de 2022, era compartilhar mais do que rola nas aulas. Por exemplo – ensinei uma música legal, criei uma versão minha de uma música?? Posso gravar e compartilhar essa música. Eu posso fazer isso de três formas:
- Posso gravar e fazer uma aula
- Posso gravar e apenas deixar a cifra/tablatura pra quem quiser aprender só com a referência
- E posso só gravar, pra mostrar pras pessoas… E se alguém quiser aprender, manda mensagem, pede na aula…
Eu fiz um pouco disso esse ano, mas eu espero que ano que vem eu faça mais…
E além de compartilhar coisas das aulas, quero compartilhar mais coisas que eu faço pra mim mesmo, dentro da minha prática e criação musical. Acho que falta muito eu mostrar esse meu lado…
E quem sabe, isso até me estimule a dedicar mais tempo pra esse meu processo que é separado do meu trabalho de professor, mas faz parte do meu ofício como Músico.
Essas são expectativas, não são metas rígidas. Eu escrevo aqui, até pra no ano que vem, ler e ver como foi que realmente aconteceu… Veremos!
Obrigado, e que venha 2023!
Quero agradecer a você que acompanha meu trabalho, que chegou até aqui neste texto. Se tiver alguma sugestão, quiser comentar sobre alguma coisa que eu fiz neste ano – ou que poderia ter feito – me mande uma mensagem ou um e-mail por favor.
Quero agradecer a todos alunos, familiares, colegas de trabalho, amigos e família por todo apoio e por mais um ano juntos. Que vocês tenham boas festas, e que 2023 seja um ótimo ano para nós! Um forte abraço!