Essa é a minha retrospectiva profissional do ano de 2021. Seguindo a tradição, este é o sétimo ano seguido que faço essa retrospectiva, sempre no dia 23 de Dezembro – dia em que esse site faz aniversário. Você pode ler as outras retrospectivas clicando aqui.
Nesse texto falarei um pouco sobre o que mais marcou meu trabalho nesse ano: coisas que eu fiz, coisas que não consegui fazer, e as que pretendo fazer no próximo.
Desde já, obrigado por acompanhar o meu trabalho.
Aulas Particulares (online e presenciais)
Esse ano foi um ano de agenda cheia, muito cheia!
Com certeza foi o ano que trabalhei mais horas/aula em toda minha vida.
Chegaram muitos alunos novos, tive o prazer de conhecer muita gente legal.
Ao mesmo é incrível ver o desenvolvimento consistente dos alunos veteranos. Alunos que estudam comigo faz 2, 3, 4… e até 7 anos… Alunos que mantém sua motivação e curiosidade sempre em alta!
Como de costume foi uma turma muito diversa. De todas as idades, diferentes níveis de experiência, e com gostos musicais distintos. Você pode ver um pouco do que estou falando na gravação da Live dos Alunos desse ano, onde muitos desses alunos tocaram uma música comigo:
3 Formas de Estudar comigo
Neste ano eu sistematizei 3 formas diferentes de estudar Música comigo.
Acredito que encontrei um sistema eficiente de me adequar às diferentes possibilidades de tempo e de orçamento de cada pessoa que tenha interesse nas minhas aulas.
Essas 3 formas são através de:
- Aulas particulares semanais.
- Aulas mensais com acompanhamento online personalizado durante o mês.
- Curso Online
As aulas particulares ou mensais podem ser online ou presenciais em Belo Horizonte. Para mais informações clique aqui.
As aulas semanais são o modelo mais tradicional, são a minha principal dedicação faz 7 anos.
A grande mudança, que aconteceu desde o ano passado, foi que muitas delas agora são online, o que é super legal.
Tenho alunos em outros estados e até em outro país!
Mas também tenho alunos online que moram a poucos minutos da minha casa, o que mostra que essa forma de ensino veio realmente pra ficar. Me surpreendeu como as aulas online funcionaram bem pra muitas pessoas.
Já as aulas mensais com acompanhamento personalizado são aulas pra quem tem alguma limitação de tempo pra fazer aulas ou limitação de orçamento.
Funciona assim: todo mês fazemos uma aula de 1h, onde aprendemos coisas novas, conversamos sobre como praticá-las ao longo do mês e tiramos dúvidas.
Entre uma aula e outra o aluno(a) me envia vídeos tocando o que foi passado pra ser praticado, e eu envio o retorno falando sobre o que está bom, o que precisa melhorar, e eventualmente até material novo pra dar continuidade nos treinos. Eu tenho achado esse modelo bem eficiente…
Por último o curso online: Eu criei o meu primeiro curso online no ano passado. Ele foi pensado pra quem está começando do zero, com o objetivo de ensinar o básico do violão de forma simples, com paciência e baseada em fluência rítmica.
Eu fiquei muito feliz com a forma que estruturei o curso. Criar este curso contribuiu para eu ser um professor melhor, porque me ajudou a ter mais clareza sobre a minha metodologia de ensino.
E depois do curso? Qual o novo projeto??
Da minha avaliação das primeiras turmas desse curso, eu percebi que a maioria dos alunos não precisava de ensinamentos mais avançados, e sim, de mais músicas pra aperfeiçoar o básico. Pra tocar o básico cada vez melhor.
Pra tentar resolver essa demanda eu resolvi criar um novo projeto, que ficou restrito a poucos alunos nesse ano. Eu o chamei de Assinatura do Laudares.
Assinatura do Laudares
Pra falar a verdade, a assinatura começou de uma outra forma. Mas essa história fica pra um outro texto.
A versão atual da Assinatura, que foi oferecida exclusivamente para alunos do curso online, funcionava assim:
Eles sugeriam músicas que queriam aprender, votavam nas suas preferidas, e eu criava as aulas/cifras/vídeos ensinando as músicas escolhidas. A partir dessas versões eles reforçavam o que aprenderam no curso e aprendiam alguns elementos novos.
Eles também puderam se manifestar sobre temas que queriam aprender. Nesse ano, eles me falaram que queriam aprender samba.
Por isso, eu fiz uma oficina exclusiva pra eles que se chamou “Introdução ao ritmo de Samba no Violão“. Foi bem legal!
Ano que vem a Assinatura vai estar disponível para todos que me acompanham. Eu já volto nesse tema, mas antes…
Aulas semanais no Youtube e produção de conteúdo na Internet
Até aqui eu só falei do meu trabalho “privado”… exclusivo aos alunos matriculados em algumas das minhas aulas.
Mas fato é que ao longo destes anos eu sempre tentei – às vezes com mais sucesso, às vezes com menos – produzir material didático musical na internet de forma pública. Entre Agosto de 2020 e Julho de 2021 eu fiz isso através de aulas semanais no meu canal do Youtube (que está chegando a 10 mil inscritos, e rumo a 1 milhão de visualizações!). Clique aqui para se inscrever no canal.
Em 2020 eu fiz muito conteúdo pra iniciantes, principalmente através da série “Sua Primeira Música no Violão” onde eu ensinava uma música que poderia ser a primeira de alguém que nunca nem tinha encostado no instrumento.
Spoiler Alert – essa série vai voltar em 2022!
Já neste ano de 2021 eu quis explorar novos assuntos. Falei de Escalas Musicais, Técnica no instrumento, Ritmos no violão. Falei tanto pra mais avançados, quanto pra iniciantes, em vídeos diferentes. Foi uma experiência interessante, mas que teve alguns problemas. A questão é a seguinte:
Por um lado eu tenho um compromisso muito grande com iniciantes, porque eu acho que é uma das coisas que eu faço de melhor, ensinar pessoas a tocar violão do zero. Eu quero ser lembrado como alguém que você indicaria pra um iniciante que quer começar a tocar.
Por outro lado eu tenho diversos interesses além da iniciação ao violão – teoria musical, arranjo, voz e violão, técnica, etc… E por isso foi interessante me abrir um pouco nos assuntos do canal do Youtube.
O problema é que eu não consegui distribuir os conteúdos mais avançados pra quem é mais avançado e os conteúdos de iniciante pra quem é iniciante. E isso me frustrou um pouco.
Eu ainda não tenho uma solução pra esse problema da distribuição, mas acredito que tenha uma solução pra minha vontade de ensinar pra diferentes públicos, pra iniciantes e pra mais avançados… Essa solução vai se chamar:
Laudares Academy
Ela ainda não existe… Apenas como um projeto na minha cabeça e em algumas anotações no meu evernote. E agora também existe em algumas anotações que faço públicas aqui:
O conceito principal do Laudares Academy é centralizar todo o meu ensino “online” em um único lugar.
- Meu curso online? -> Vai pro Laudares Academy.
- Novos cursos ou mini-cursos online? -> Vão pra lá também.
- Músicas que vou ensinar – seja em nível super iniciante, ou mais avançadas? -> Laudares Academy.
- Lugar pros alunos tirarem dúvidas, sugerir músicas ou temas para que eu ensine? -> Laudares Academy…
Acho que deu pra entender né?
Mas tem um outro ponto que eu quero centralizar. Os alunos.
Eu chamo a minha audição de final de ano de “confraternização de alunos“. Eu chamo desse nome porque esse é um dos únicos momentos do ano em que os alunos tem a oportunidade de se conhecer, de se verem tocando, etc…
E eu fico pensando:
Como seria se os alunos tivessem uma plataforma compartilhada durante todo o ano? Para saber quais músicas os colegas estão aprendendo, compartilhar vídeos tocando se quiserem, etc…
Eu espero que a resposta também esteja nessa nova plataforma que vou construir, a Laudares Academy.
É um projeto que me dá um frio na barriga, porque eu não sei se vai funcionar tão bem quanto eu espero, mas que já deposito grande expectativa, e planejo depositar bastante energia assim que voltar de férias no começo de Janeiro.
Não sei se ficou claro, mas o que antes era a Assinatura do Laudares vai se transformar em algo maior, que é o Laudares Academy.
O que antes estava restrito apenas aos alunos do Curso Online vai estar disponível pra todos os alunos e também pra quem ainda não é aluno mas quer começar a estudar comigo (por um preço extremamente acessível, já adianto).
Coisas que não foram tão bem em 2021
Pra quem já leu outras retrospectivas minhas, talvez perceba que um tema é recorrente. Ao longo desses últimos anos eu sempre busquei consistência em compartilhar um pouco do meu trabalho na internet.
Esse é sempre um desafio, que às vezes eu sinto satisfeito com o resultado, às vezes não.
De todas as experiências que já tentei – postar diariamente neste blog, postar dicas no Instagram, oferecer mini-cursos gratuitos – a que eu acho que deu mais certo foi ter uma aula semanal no Youtube. E eu fiz isso por praticamente um ano consecutivo (do meio de 2020 ao meio de 2021).
Porém em Julho eu resolvi tirar umas férias de 1 mês (tipo férias escolares do meio do ano), e essas férias acabaram durando 6 meses, até agora em Dezembro.
Durante essas férias eu não fiquei “a toa”… Eu fiquei trabalhando em outras coisas… Porém eu percebi que eu usei meu tempo de maneira ineficiente e que meu empenho não me trouxe a satisfação nem o impacto que tinha quando eu postava uma aula nova toda semana.
Me considero uma pessoa tímida, principalmente pra compartilhar conteúdo de forma não pessoal (ou seja, diferente de uma aula online com uma pessoa ao vivo do outro lado da tela). Por isso, ter o compromisso de dar uma nova aula toda semana me ajuda a vencer essa timidez e faz com que eu crie mais.
Por isso, anuncio que em Janeiro as aulas semanais vão voltar. Agora num novo formato, cujos detalhes eu vou explicar depois…
Mas uma coisa que posso adiantar é que vou voltar a ensinar mais músicas, como na série “Sua Primeira Música no Violão”… (você pode assistir alguns vídeos dessa série clicando aqui).
Outra coisa que eu queria ter feito mais nesse ano, e eu quase não fiz, foi documentar um pouco do que acontecia nas aulas.
Em 2020 eu postei algumas músicas que os alunos estavam tocando em aula. Esse ano, se fiz isso uma ou duas vezes foi muito. É outra coisa que minha timidez tem atrapalhado, mas que quero fazer mais em 2022.
Quero compartilhar mais músicas, mas sem ensinar. Quero gravar vídeos tocando, só pra compartilhar mesmo.
Músicas legais que: ensinei em aula; músicas que eu estou aprendendo pra mim mesmo; músicas que criei diferentes versões, mais simples ou mais complexas; etc…
Vamos ver como isso vai acontecer… Essa era uma meta do ano passado que eu passei longe de alcançar…
Pra finalizar
Pra você que chegou até aqui, o meu muito obrigado. A verdade é que eu faço esse texto pra minha própria reflexão. Eu não tenho a pretensão que quase ninguém leia um texto tão longo… Mas se você leu eu fico muito honrado. Obrigado pela atenção e pelo prestígio do meu trabalho!
Termino esse texto agradecendo todos que contribuíram direta e indiretamente com o meu trabalho nesse ano.
Obrigado aos meus alunos particulares e dos cursos, obrigado aos alunos da Escola Theodor Herzl onde também completo 7 anos de casa neste ano, obrigado aos meus colegas de trabalho, à minha família e aos meus amigos.
Um feliz natal e que o próximo ano chegue com muita saúde, felicidade e muita música!
Um grande abraço,
Professor Ricardo Laudares