Quem toca violão popular quase sempre toca e canta (ou acompanha alguém cantando). Por isso, é comum as pessoas me perguntarem se pra aprender violão também é preciso cantar… E a minha resposta é:
Eu recomendo que sim. Definitivamente não é preciso cantar em público, mas o cantar é um recurso que vai ajudar na musicalização de quem está aprendendo violão, mesmo que depois ele seja apenas acompanhador, ou toque violão instrumental (fingerstyle, violão clássico, etc…)
Cantar é universal, é uma prática que existe em todas as culturas da humanidade. Muitas pessoas já tem uma certa musicalidade através da voz. Já tem ritmo, noção de acentuação, de andamento, de respiração… por isso é tão importante cantar.
Não é preciso cantar o tempo todo. Às vezes é até melhor só tocar, e alguém cantar, ou acompanhar a gravação de alguém cantando, porque o ritmo do canto pode interferir no ritmo do violão.
Mas depois que o violão está mais fluente, tocar e cantar é ótimo, pois ajuda o violonista a ter independência rítmica, e a se conectar com o canto, de maneira a estar mais sincronizado, tocar num volume equilibrado com o da voz, dentre outras coisas.
E tudo isso que eu falei, nem envolve cantar afinado, simplesmente cantar. Quem aprofunda no canto e aprende técnica e afinação tem mais outros tantos benefícios: para o ouvido, para aprender uma técnica que é bem diferente da instrumental, etc…
Eu sou suspeito pra argumentar a favor do canto, porque eu adoro tocar e cantar. Mas definitivamente, quem canta tem uma vantagem musicalizadora sobre quem não canta.