O violão soa melhor quando se usam algumas cordas soltas. É da Física do instrumento. Tem mais ressonância. A viola caipira é afinada de maneira que se tocar todas as cordas soltas ouve-se um acorde, o qual normalmente é o mais usado nas músicas tradicionais desse instrumento. Existem certas afinações de violão que também exploram o uso de muitas cordas soltas no violão, como por exemplo a DADGAD.
Porque o instrumento soa melhor com cordas soltas, às vezes é melhor usar um capotraste e continuar usando algumas cordas soltas que serão presas pelo capo, do que fazer tudo com pestana.
Por outro lado, nem sempre dá pra adaptar tudo com o capo, e algum acorde vai necessitar de ser feito com pestana mesmo com ele.
Em segundo lugar, dependendo do estilo musical, a pestana também ajuda na articulação, para fazer algumas notas mais secas, ou usar notas abafadas.
Por último, usar pestanas ajuda muito no processo de entender os acordes como transponíveis. Afinal de contas um F é a mesma coisa que um F#. O G sem pestana não dá pra arrastar uma casa pro lado e virar G#.