Preparar uma música é algo com potencial de motivar e acelerar o aprendizado, em especial quando esse processo envolve dois elementos: ter data marcada e envolver pessoas.
E isso funciona com projetos de vários níveis de complexidade. Pode ser simples como, por exemplo, hoje eu combinei com uma aluninha que semana que vem vamos apresentar uma música para mãe dela, uma que estamos treinando já faz algumas aulas.
Ou pode ser complexo como gravar um vídeo com vários instrumentistas, cada um tocando elementos diferentes, como propus para alguns alunos no mês passado (você pode ver o resultado aqui).
Ter um projeto te dá mais um motivo para praticar. Ajuda a ter paciência de treinar mais para fazer bonito. Ajuda a concentrar mais para ter uma performance melhor.
Se o projeto é apresentar uma música para alguém, ou em público, isso motiva a prática. Não é apenas treinar para aprender. É treinar para mostrar o resultado de um trabalho. Se o projeto é fazer uma gravação, que exigiu muitas tentativas e muito treinamento, e que gerou um resultado legal no final, ficamos orgulhosos e sentimos vontade de compartilhar com as pessoas, nem que seja só com algumas mais próximas.
Vale a pena participar de projetos. Se você não tem um professor ou colegas que te convidem para participar de um, invente um você mesmo. Coloque uma data e prometa para alguém que você vai preparar uma música.