Eu sou suspeito para afirmar isso, mas praticar Música é uma atividade que faz muito bem pras pessoas. Dentre vários possíveis benefícios, eu cito que essa prática é um momento para a pessoa passar com ela mesma, esquecer naquele instante de seus problemas e compromissos, quase como uma meditação.
Outro benefício é o de como aprender alguma coisa melhora a autoestima. Antes você não sabia/não conseguia fazer alguma coisa, e depois sim.
São dois benefícios para o bem estar pessoal que eu poderia falar que são exclusividade da Música. Mas não são. Praticar algo que você gosta quase sempre vai trazer os mesmos benefícios. A Música é uma ferramenta para desenvolver a autoestima, para praticar algo ativamente e sair da rotina, assim como é uma ferramenta para acessar nossas emoções*, nos expressar e etc… Se você gosta de Música, eu recomendo iniciar ou intensificar essa prática, porque vai ser divertido, e porque você vai aproveitar os efeitos colaterais benéficos que essa prática traz.
Mas se não, encontre outra ferramenta.
*Esse post foi inspirado nesse texto que questiona se somos apaixonados por Música. O autor diz que na verdade usamos a Música para acessar e expressar nossa paixão.