Um problema comum do violão, é que ao fazer acordes que pressionam dedos na mesma casa em cordas vizinhas, às vezes um dedo “empurra” o outro pro lado. Veja na foto abaixo um exemplo disso, onde o dedo 3 está mais pro lado que o dedo 4.

O correto seria que ambos os dedos estivessem no mesmo eixo. Em outras palavras, o dedo 3 tem que ficar exatamente em cima do dedo 4. Veja na próxima imagem como ficam os dedos na posição correta:

Um exercício interessante para praticar esse posicionamento é tocar o riff de Smoke on the Water utilizando os dedos 3 e 4 (como na imagem acima)
Não é o jeito mais fácil de tocar esse riff, mas é um exercício e tanto. Abaixo, o a tablatura do riff de Smoke on the Water:

Esse exercício serve para treinar a força e o posicionamento dos dedos 3 e 4 no power chord, mas não apenas para isso. Serve também para treinar os mesmos dedos no acorde de G, e em outros casos. A regra geral é não deixar um dedo empurrar outro para o lado, a não ser que seja realmente necessário…