Perfeccionismo X Capricho

Ricardo LaudaresAprender um Instrumento Musical, Prática Musical

Perfeccionismo é diferente de ser caprichoso.

Por exemplo, se eu vou escrever uma carta para alguém: Fazer um rascunho e passar a limpo, ter cuidado para a letra ficar bonita, tudo isso é capricho. Perfeccionismo é nunca terminar o rascunho porque o texto não está bom o suficiente.

Nesse exemplo, perfeccionismo tem a ver com o conteúdo e o capricho com a apresentação. Mas enrolar na apresentação também é plenamente possível. Eu já tive vários momentos de perfeccionismo passando horas editando um vídeo. No tempo que eu gastei editando 1 eu poderia ter gravado 10 vídeos. 

Essa é uma boa forma de definir se o que acontece é perfeccionismo ou capricho: Se o uso de tempo e esforço para ficar mais bem feito impede que você faça outras coisas importantes esse é um caso de perfeccionismo. Por outro lado, se você consegue entregar tudo que se propôs, e ainda assim é possível investir um pouco mais de tempo e cuidado para deixar o resultado melhor, isso é capricho. 

Esse é o segredo do sucesso. Ser caprichoso sem ser perfeccionista. Não é nada fácil, mas podemos começar notando a diferença.